terça-feira, 11 de outubro de 2022

Nova iniciativa do governo.

Província de Miyagi concederá licença aos trabalhadores que tiverem netos para cuidar.


Sendai - Em Tohoku, a província de Miyagi está planejando conceder uma licença especial aos funcionários de governo, com o intuito de que eles possam cuidar de seus netos. A iniciativa é parte dos esforços do Japão em ajudar as famílias a criarem melhor seus filhos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Província de Miyagi concederá licença aos trabalhadores que tiverem netos para cuidar.
O governo da província de Miyagi está planejando conceder uma licença remunerada para funcionários públicos que são avós. A intenção é ajudar as famílias a criarem melhor seus filhos. Foto: Getty Images.

Previsto para começar em janeiro do próximo ano, essa é a primeira vez que a licença está sendo implementada no país, segundo o governo provincial de Miyagi. A ideia reflete em um número crescente de famílias onde ambos os pais trabalham, e a ajuda dos avós se torna necessária.

No dia 3 de outubro, o governador de Miyagi, Yoshihiro Murai, informou aos repórteres que tiraria três dias de folga este mês, para cuidar de seu segundo neto, nascido em setembro. Murai mencionou seu profundo arrependimento, por não desempenhar um papel ativo na criação de seus próprio filhos quando jovem.

O governo de Miyagi planeja estender a idade de aposentadoria dos funcionários públicos, de 60 anos para 65 anos, previsto para até o ano fiscal de 2031. Também é esperado que cresça o número de funcionários que deseja tirar licença para cuidar dos netos.

O novo plano está considerando a inclusão de avôs e avós no mesmo sistema especial de licença remunerada para os pais. Na licença para os pais é possível assistir partos de bebês e participar de cuidados infantis.

Os detalhes do plano, incluindo os critérios de elegibilidade específico e a quantidade de tempo livre, ainda não foram determinados. Uma solicitação será feita ao comitê de pessoal da província, revisando os regulamentos no período que forem definidos.

Planos de licença para avós já estão sendo implementados por empresas privadas. O Toho Bank, um banco regional com sede em Fukushima (Tohoku), permite que seus funcionários tirem licença para cuidar dos netos, priorizando apenas crianças do ensino primário.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário