Moeda japonesa atinge cotação acima de 151 ienes em relação ao dólar americano.
Londres - Nesta sexta-feira, 21 de outubro, a moeda japonesa foi cotada a um valor superior de 151 ienes por dólar americano, durante as negociações nas bolsas de valores de Londres. O iene atingiu a maior desvalorização nos últimos 32 anos.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Tela de dados financeiros, em Tóquio, mostra a negociação da moeda americana em torno de 151 ienes / dólar, em 21 de outubro de 2022. Foto: Kyodo News. |
Investimentos em dólar continuaram atraindo compradores, já que o rendimento dos títulos públicos dos EUA (vencimento de 10 anos) atingiu uma nova alta de compra na quinta-feira (20 de outubro), após comentários agressivos do presidente do Federal Reserve da Filadélfia, Patrick Harker. O Fed dos EUA deverá continuar com o aumento das taxas de juros americanas para controlar a inflação do país.
A contínua desvalorização do iene ocorre em meio as especulações do mercado, pois as autoridades monetárias do Japão poderão intervir na cotação para sustentar a moeda.
A última vez que as autoridades monetárias do Japão praticaram uma intervenção para controlar a cotação, nas operações de compra e venda de dólares, foi em 22 de setembro. Nesse dia, a moeda japonesa estava sendo negociado a 145, 90 ienes por dólar.
O enfraquecimento do iene reflete uma crescente diferença nas taxas de juros entre o Japão e os Estados Unidos. Enquanto o Federal Reserve aumenta ainda mais a taxa de juros americana para controlar a inflação, o Banco do Japão continua insistindo em sua política de forte afrouxamento monetário, ou seja, mantendo a taxa de juros ultra baixas no país.
Vendo a atual situação, muitos investidores estão vendendo suas reservas em moeda japonesa, comprando dólares e buscando investimentos com rendimentos mais altos.
Fontes: Kyodo News / NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário