domingo, 30 de abril de 2023

Mais de 100 anos de vida.

Pessoa mais velha do Japão comemora seu aniversário com uma homenagem.


Osaka - No dia 25 de abril, o governo municipal de Kashiwara, província de Osaka, homenageou a pessoa mais velha do Japão. Com a presença do prefeito da cidade, ele fez questão de ler uma carta de parabéns a ilustre aniversariante.

www.nikkeyon.blogspot.com
Pessoa mais velha do Japão comemora seu aniversário com uma homenagem.
O prefeito de Kashiwara, Masahiro Fuke, lê a carta de parabéns a Fusa Tatsumi. A anciã completou 116 anos na última terça-feira, 25 de abril. Ela é considerada a pessoa mais velha do Japão. Foto: The Mainichi.

Fusa Tatsumi, de 116 anos, nasceu em 1907. A idosa vive numa casa de repouso em Kashiwara e requer cuidados especiais por causa de sua idade avançada. No dia de seu aniversário, ela acompanhou sua homenagem sentada numa cadeira de rodas.

"Rezamos para que você continue vivendo bem, cuidando de sua saúde diariamente", disse o prefeito de Kashiwara, Masahiro Fuke.

O filho mais velho de Fusa, Kanji Tatsumi (76 anos), participou da homenagem a sua mãe na casa de repouso. "Só tenho respeito pela forma como ela continua a fazer o seu melhor. Minha mãe sempre viveu de forma ordenada. Provavelmente, isso pode ter algo a ver com a longevidade dela. Espero que ela continue a viver bem", disse Kanji.

De acordo com a instituição especial para idosos onde Fusa reside, a idosa passa os dias na cama e mal consegue falar. Às vezes, ela acena com a cabeça em resposta aos funcionários do lugar.

Um representante de uma empresa norte-americana, que reconhece as pessoas mais longevas do mundo, também esteve presente na homenagem a Fusa Tatsumi. Ela ganhou um buquê de flores e outros itens da empresa.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 29 de abril de 2023

Um japonês que ajuda os ucranianos.

Japonês de 75 anos inaugura uma cafeteria, com refeições gratuitas, na Ucrânia.


Kharkiv - No inicio do ano passado, Fuminori Tsuchiko, de 75 anos, chegou à Ucrânia para fazer uma visita ao país. Quando a guerra iniciou, com a invasão das tropas russas no território ucraniano, o velho japonês decidiu não voltar ao Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japonês de 75 anos inaugura uma cafeteria, com refeições gratuitas, na Ucrânia.
O japonês Fuminori Tsuchiko, de 75 anos, oferece um biscoito a uma menina ucraniana, em frente de sua cafeteria, na Ucrânia. Desde o inicio da invasão russa no país, o velho japonês está trabalhando como voluntário na cidade de Kharkiv. Foto: Reuters.

Comovido com a situação dos residentes na cidade de Kharkiv (leste da Ucrânia), forçados a se abrigarem em estações do metrô por causa dos bombardeios russos, Tsuchiko decidiu ficar no país para ajudar os ucranianos.

Durante meses após a invasão russa, o velho japonês ficou morando em uma estação do metrô de Kharkiv. Ele também trabalhou como voluntário na estação, distribuindo comida para as pessoas que viviam no mesmo local.

Na estação do metrô, Tsuchiko acabou fazendo amizade com um ucraniano. Juntos, eles decidiram abrir uma cafeteria com refeições gratuitas no bairro de Saltivka, em Kharkiv. Segundo o idoso, ele recebe muitas doações feitas por japoneses, via mídias sociais.

"Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. Por sete meses fiquei morando no metrô de Kharkiv. No subsolo da estação, estive dormindo e fazendo minhas refeições junto com muitos, muitos ucranianos", disse Tsuchiko.

A cafeteria, chamada de "FuMi Caffe", atende cerca de 500 pessoas por dia, de acordo com o "empreendedor japonês".

Tsuchiko entrou na Ucrânia como turista em fevereiro de 2022, antes do início da guerra. Nesse período tenso, a embaixada japonesa da Ucrânia o avisou para voltar ao Japão, enquanto a Rússia estava se preparando para invadir o país. 

Preocupado com a situação, o japonês fugiu para Varsóvia, na Polônia. Depois de dois meses na capital polonesa, Tsuchiko decidiu voltar à Ucrânia, para ajudar as pessoas durante a guerra.

Uma visitante do FuMi Caffe, a ucraniana Anna Tovstopyatova, disse que veio ao estabelecimento para fazer uma doação.

"É ótimo saber que existe pessoas tão sinceras, com o coração e a alma aberta, sacrificando suas vidas para ajudar e dar esperança aos outros", disse Tovstopyatova, se referindo ao japonês Tsuchiko.

Segundo informações da mídia internacional, as forças ucranianas em Kharkiv conseguiram deter a entrada das forças russas na cidade, empurrando os russos para a fronteira dos dois países (Ucrânia e Rússia). Apesar da retirada, os ataques russos ainda continuam pelos arredores da região.


Fonte: Reuters.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 28 de abril de 2023

COVID como gripe sazonal.

Ministério da Saúde do Japão decide rebaixar o status legal da COVID-19, para depois do Golden Week.


Tóquio - O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão informou nesta quinta-feira, 27 de abril, que o status legal do coronavírus será oficialmente rebaixado de categoria no dia 8 de maio.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ministério da Saúde do Japão decide rebaixar o status legal da COVID-19, para depois do Golden Week.
Na quinta-feira, o ministro da saúde, Katsunobu Kato, explicou a mudança do status legal da COVID-19 no Japão, que valerá a partir de 8 de maio. Foto: NHK News.

A pasta ministerial endossou o plano do governo japonês, reclassificando a COVID-19 para a mesma categoria da influenza sazonal.

Através da reclassificação do coronavírus no Japão, a partir do dia 8 de maio, o Ministério da Saúde planeja fazer com que mais instituições médico-hospitalares examinem e tratem pacientes com esse vírus. Dessa forma, os pacientes ambulatoriais com COVID-19 serão aceitos por 64.000 hospitais e clínicas japonesas, realizando os exames nos mesmos lugares onde se tratam doentes com influenza. 

Cerca de 8.400 instituições médico-hospitalares se preparam para receber até 58.000 pacientes com COVID-19. O governo está antecipando a decisão na primavera, já que há um aumento acentuado de infecções por gripe durante o verão no Japão.

Atualmente, os governos regionais realizam ajustes nas hospitalizações de pacientes com coronavírus. Contudo, esse trabalho coordenado passará, gradualmente, para qualquer instituição médico-hospital do Japão. Além disso, os pacientes com o vírus da COVID-19 terão que arcar com os custos, a partir do dia 8, desde do pagamento de seus próprios testes de verificação até o tratamento (após testarem positivo).

Após o término do Golden Week, o governo central e os governos regionais não terão mais base legal para instar pessoas a permanecerem em casa, em caso infecção por COVID-19. Além do mais, os governos não poderão solicitar que certos comércios, como estabelecimentos de alimentação e entretenimento, reduzam seus horários de funcionamento por causa do coronavírus.

O Ministério da Saúde continuará recomendando que as pessoas fiquem em casa por cinco dias, se recuperando da infecção por COVID-19. Os dias de recuperação, em casa, são contados a partir do dia que apareceu os primeiros sintomas do vírus. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Menos de 100 milhões daqui a 47 anos.

População do Japão pode encolher quase um terço até 2070, diz estudo.


Tóquio - O Instituto Nacional de Pesquisa Populacional e Seguridade Social divulgou nesta quarta-feira, 26 de abril, uma previsão sobre o encolhimento da população japonesa.

www.nikkeyon.blogspot.com
População do Japão pode encolher quase um terço até 2070, diz estudo.
Segundo um estudo, a população japonesa pode encolher quase um terço até 2070, chegando a 87 milhões de pessoas. Foto: NHK News.

De acordo com o estudo, os pesquisadores estimam que a população do Japão cairá pouco mais de 30%  até o ano de 2070 (baseado nos dados de 2020), chegando a aproximadamente 87 milhões de pessoas.

Em 2020, cerca de 126,15 milhões de pessoas viviam no Japão, incluindo os não japoneses. Até 2056, estima-se que a população japonesa diminua ainda mais, ficando abaixo de 100 milhões de pessoas.

A expectativa média de vida dos japoneses em 2020 foi de 81,58 anos para homens e 87,72 anos para mulheres. Para 2070, espera-se que a expectativa de vida para homens chegue a 85,89 anos e para mulheres chegue a 91,94 anos. Um aumento de 4 anos de vida a mais para cada gênero.

No caso de pessoas com 65 anos ou mais, elas representarão cerca de 38,7% da população japonesa em 2070, segundo o estudo. No censo de 2020, as pessoas com essa mesma idade representaram 28,6% da população.

Em relação ao número de nascimentos anuais, estima-se que menos de 700.000 bebês sejam concebidos em 2043. Em 2020, o Japão registrou 840.832 nascimentos, sendo que o número de bebês vem caindo ano após ano no país. O número médio de filhos por mulher poderá ser de 1,36 em 2070, um pouco acima de 1,33 registrado em 2020. 

Já o caso dos estrangeiros, espera-se que a quantidade de não japoneses cresça 10,8% (do total de estrangeiros que vivem atualmente no Japão) até 2070. Isso pode desacelerar ligeiramente o declínio da população do país.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão planeja estudar um financiamento de pensões, além de medidas para aumentar a taxa de natalidade com base nas últimas estimativas.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Possível mudança no visto.

Japão quer atualizar o visto para trabalhadores qualificados.


Tóquio - Na segunda-feira, 24 de abril, o governo japonês iniciou as negociações para a atualização do status de residência do visto de trabalho. A mudança permitirá que estrangeiros qualificados atuem em mais campos de trabalho no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão quer atualizar o visto para trabalhadores qualificados.
Membros do Comitê Especial de Trabalhadores Estrangeiros, do Partido Liberal Democrático, discutem uma proposta em 24 de abril. Eles querem expandir a cobertura do visto de habilidades específicas, Classe 2. Foto: NHK News.

Atualmente, o Japão classifica o visto de trabalho para estrangeiros qualificados em duas categorias: Classe 1 e Classe 2.

O visto de trabalho Classe 1 permite que o estrangeiro atue em até 12 setores industriais no Japão, trabalhando durante 5 anos. Até o final de fevereiro, cerca de 146.000 estrangeiros estavam trabalhando no Japão com o visto Classe 1.

Já o visto de trabalho Classe 2, o titular poderá trabalhar no Japão por tempo indeterminado. Nesta categoria, a pessoa também poderá trazer seu cônjuge e filhos, mas só é possível arranjar serviço em dois campos de trabalho: construção civil e construção naval. Até hoje, apenas 10 estrangeiros conseguiram obter o visto Classe 2 para trabalhar no Japão.

Na reunião de segunda-feira, o governo revelou um plano para aumentar os campos de trabalho, no visto Classe 2, para estrangeiros qualificados. A intenção é incluir serviços na agricultura e na fabricação de alimentos, podendo chegar até 11 diferentes campos de trabalho na Classe 2.

O governo japonês espera conseguir aprovar as mudanças no visto até junho deste ano. 

Segundo especialistas, o Japão tem uma escassez de mão de obra cada vez mais severa. Para cobrir o déficit de trabalhadores, é necessário criar um sistema que permita a permanência de estrangeiros, por um longo tempo, no país.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 25 de abril de 2023

Novo jovem prefeito.

Cidade faz história e elege o prefeito mais jovem, de todos os tempos, no Japão.


Hyogo - No domingo, 23 de abril, a cidade de Ashiya (província de Hyogo) fez história nas eleições municipais, ao eleger o prefeito mais jovem da história do Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Cidade faz história e elege o prefeito mais jovem, de todos os tempos, no Japão.
O jovem Ryosuke Takashima, de 26 anos, recebe flores de uma apoiadora, após ele vencer as eleições municipais de Ashiya, província de Hyogo. Nesta eleição, Takashima tornou-se o prefeito eleito mais jovem de todos os tempos no Japão. Foto: Norihiko Shinjo.

Com mais de 46% da preferência dos eleitores, Ryosuke Takashima, de 26 anos, derrotou outros três rivais nas eleições municipais de Ashiya.

"O que importa é minha força de conseguir fazer, não a minha idade. A minha juventude mostra que tenho mais energia para ser proativo, mais do que qualquer outra pessoa", disse o jovem Takashima.

Takashima quebrou o recorde anterior no Japão, quando o prefeito mais jovem do país foi estabelecido em 1994. Vinte nove anos atrás, Kotaro Shishida foi o prefeito mais jovem da época, sendo eleito aos 27 anos, no município de Musashimurayama (oeste de Tóquio). Essas informações foram tiradas da Associação Japonesa de Prefeitos.

Para vencer as eleições de 2023, Takashima focou sua campanha política no apoio às famílias jovens, na assistência médica gratuita para menores de 18 anos e em programas de aprimoramento da educação em língua inglesa.

Desde 2016, Takashima dirige uma organização sem fins lucrativos, oferecendo apoio aos estudantes que pretendem estudar no exterior. O jovem prefeito foi criado na cidade de Minoh, província de Osaka, e estudou engenharia ambiental na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O interesse de Takashima pela política começou quando ele era estagiário no escritório do governo municipal de Ashiya, em 2019.

Depois de se formar na universidade em 2022, Takashima se mudou para Ashiya, com a intenção de concorrer a um cargo público do município.


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Escola para todos.

Milhares de crianças estrangeiras não recebem educação obrigatória no Japão.


Tóquio - Em uma pesquisa anual sobre educação, o governo japonês descobriu que mais de 8.000 crianças estrangeiras, em idade escolar, não estão frequentando nenhuma escola no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Milhares de crianças estrangeiras não recebem educação obrigatória no Japão.
Segundo uma pesquisa, mais de 8.000 crianças estrangeiras não estão frequentando nenhuma escola no Japão. O governo está tentando reverter esse problema. Foto: NHK News.

O Ministério de Educação do Japão vem conduzindo uma pesquisa anual com conselhos municipais de educação. Nos últimos quatro anos, o governo japonês tem colhido informações sobre a educação obrigatória de crianças estrangeiras no país.

Na última pesquisa, realizada em maio do ano passado, 136.923 crianças estrangeiras (com idades para frequentar o ensino primário e ginasial) foram registradas como residentes no Japão, até o inicio de 2022.

Desse total registrado, 8.183 crianças estrangeiras não frequentavam a escola, ou não foram confirmadas o grau de escolaridade delas. Esse número representa 6% do total. 

Através dessa informação, alguns governos locais começaram agir para solucionar o problema. Folhetos multilíngues foram confeccionados para que famílias estrangeiras fiquem informadas sobre educação e exames médicos de crianças em idade pré-escolar.

Em alguns casos, os funcionários de prefeitura visitam creches para verificação. Através de conversas com pais estrangeiros, descobre-se que algumas famílias precisam de apoio para a educação de seus filhos. Os casos são encaminhados para as escolas, onde as famílias terão assistência de um responsável para cada caso.

O ministério informou que, agora, as autoridades locais estão obtendo uma imagem mais clara da situação enfrentada pelas crianças estrangeiras. Todo esse problema está sendo levado a sério, pelo fato de muitos estrangeiros não estarem recebendo educação obrigatória no Japão.

De acordo com outras informações do ministério, alguns residentes estrangeiros não sabem que seus filhos, em idade escolar, podem frequentar gratuitamente a escola japonesa. Por causa disso, o ministério pede que as autoridade locais continuem fornecendo informações, sobre educação, para os residentes não japoneses. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 23 de abril de 2023

Assassinato misterioso.

Dono de restaurante é morto a tiros em Kobe.


Kobe - Neste sábado, 22 de abril, um homem de 50 anos foi morto a tiros, misteriosamente, dentro de um restaurante de lámen, em Nagata Ward, cidade de Kobe. A polícia investiga o caso como um assassinato com arma de fogo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Dono de restaurante é morto a tiros em Kobe.
Policiais em frente do restaurante de lámen, na cidade de Kobe, onde uma funcionária encontrou o patrão morto na cozinha do estabelecimento. Segundo a investigação, o homem foi assassinado com um tiro na cabeça. Foto: Kyodo News.

O homem assassinado é proprietário do restaurante. Por volta das 11 horas da manhã, uma funcionária de 65 anos encontrou seu patrão caído no chão da cozinha. Ele estava desacordado e com a cabeça toda ensanguentada. 

A mulher ligou rapidamente para os serviços de emergência dizendo: "Meu patrão está desmaiado e sangrando na cozinha".

O dono do restaurante foi declarado morto cerca de uma hora depois no hospital onde foi levado. Segundo a polícia, uma tomografia computadorizada revelou que a vítima tinha uma bala alojada em sua cabeça.

Fontes investigativas informaram que o proprietário do estabelecimento pode estar ligado a um sindicato da yakuza e envolvido com uma rixa de gangues rivais na cidade.

No momento do crime, não havia clientes na loja. A funcionária, que encontrou o patrão desmaiado na cozinha, tinha saído pela manhã, a pedido dele, para fazer compras da loja.

A delegacia de Nagata continuará investigando o caso para encontrar os responsáveis pelo assassinato.


Fontes: Kyodo News / The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 22 de abril de 2023

Tudo caro no Japão.

Índice de preços ao consumidor no Japão fica em 3%, durante o ano fiscal de 2022.


Tóquio - Faz muito tempo que os japoneses não se deparam com um problema que se tornou comum, nos últimos anos, no Japão: aumento da inflação. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Índice de preços ao consumidor no Japão fica em 3%, durante o ano fiscal de 2022.
O IPC do Japão atingiu 3%, durante o ano fiscal de 2022. Desde 1981 que o índice não atingia um patamar tão alto de inflação. Naquele ano, o índice chegou a atingir 4% de inflação em um ano. Foto: Reuters.

O índice de preços ao consumidor (IPC) de 2022 foi divulgado nesta sexta-feira, 21 de abril, pelo Ministério de Assuntos Internos do Japão. A inflação atingiu 3% no ano fiscal japonês de 2022, patamar nunca visto em 42 anos. Este índice exclui os produtos perecíveis com volatilidade nos preços.

A última vez que o IPC japonês atingiu esse patamar tão alto, foi no ano fiscal de 1981. Naquele ano, a segunda crise mundial do petróleo provocou o aumento da inflação no Japão, que chegou atingir 4%.

A alta do IPC, em 2022, marcou o segundo ano consecutivo de inflação no Japão. Após a invasão russa na Ucrânia, os custos do petróleo e dos grãos (milho, soja, trigo, etc) vêm subido no Japão desde fevereiro de 2022 (início da guerra). Isso tem levado a um aumento de preços da eletricidade e dos alimentos no país.

Já o IPC que inclui produtos perecíveis, o índice foi de 3,2% no ano fiscal de 2022.

O setor com a maior alta da inflação, em 2022, foi o da energia. As contas de eletricidade tiveram um reajuste de 15,3% no valor a pagar, enquanto os preços do gás aumentaram 24,4% no ano passado.

Os produtos alimentícios, excluindo os perecíveis (leite, carne, ovos, etc), tiveram aumento de 5,4% nos preços. Enquanto isso, bens domésticos duráveis (e outros produtos para o lar) registraram aumento de 6% nos preços.

Março de 2023 foi marcado como o 12ª mês consecutivo em que o IPC japonês excedeu a meta anual de 2% de inflação no país. A meta do índice de preços é estabelecida pelo Banco do Japão (BOJ). 


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Conflito no Sudão.

Japão irá enviar aeronaves para a retirada de seus cidadãos no Sudão.


Tóquio - O Ministro de Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, anunciou nesta quinta-feira, 20 de abril, que as Forças de Autodefesa (FAJ) serão enviadas para Djibuti (pequeno país no nordeste da África), para a retirada de japoneses no Sudão. As FAJ têm uma base de operações em Djibuti.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão irá enviar aeronaves para a retirada de seus cidadãos no Sudão.
Nesta quinta-feira, 20 de abril, o Ministro da Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, ordenou que as FAJ enviassem aeronaves para resgatar cidadãos japoneses no Sudão. O país africano tem sofrido uma onda de violência, com combates entre o exército sudanês e um grupo paramilitar. Foto: NHK News.

A violência dos combates no Sudão aumentou no último sábado, 15 de abril. Desde então, os conflitos sangrentos prosseguem entre as Forças Armadas do país, no poder desde 2021, e um grupo paramilitar.

Em quase uma semana de combates, mais de 180 pessoas já morreram no país. 

O secretário-chefe do Gabinete do Japão, Hirokazu Matsuno, declarou na quarta-feira que o governo havia iniciado os preparativos para a retirada de aproximadamente 60 cidadãos japoneses no Sudão.

O governo japonês  acredita que será difícil entrar imediatamente no Sudão. Intensos combates são vistos na capital do Sudão, Cartum, onde também situa um aeroporto internacional. As Forças de Autodefesa do Japão permanecem de prontidão em Djibuti, até que as autoridades locais decidam meios de transporte e rotas seguras a seguir até a cidade de Cartum.

Na base militar em Djibuti, o Japão tem uma unidade das FAJ, atuando contra os piratas que atacam embarcações no Mar Vermelho. 

O Ministério da Defesa do Japão informou que providências estão sendo tomadas para o envio de três aeronaves de transporte até Djibuti. É provável que as aeronaves cheguem a uma região segura neste fim de semana, para tentar resgatar todos japoneses que estão no Sudão.


Fontes: NHK News / G1 - globo.com.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Mostrou a cara, está pago!

Empresa japonesa testa sistema de pagamento por reconhecimento facial.


Tóquio - Daqui algum tempo, você não precisará levar a carteira com dinheiro e cartões para fazer compras. Você só precisará mostrar o rosto na tela de um equipamento da loja e pronto! Estará tudo pago! Essa é a nova tecnologia sendo criada no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Empresa japonesa testa sistema de pagamento por reconhecimento facial.
A Yahoo Japan testou, no início desta semana, um novo sistema de pagamento. Através desse serviço, você não precisa de dinheiro e nem de cartões de crédito para efetuar o pagamento de suas compras. Só basta mostrar o rosto no aparelho de reconhecimento facial, que o sistema fará a identificação da pessoa em seu banco de dados e pronto! As compras estarão pagas. Foto: NHK News.

Pois bem, a Yahoo Japan está desenvolvendo um sistema assim. O sistema, que a empresa anda desenvolvendo, permitirá aos usuários fazer compras sem precisar de dinheiro, cartões de crédito ou smartphones. Tudo isso funcionará através do reconhecimento facial.

Na segunda-feira, 17 de abril, a Yahoo deu início aos testes do novo serviço de pagamento em Tóquio, numa de suas lojas que vende alimentos e artigos de uso diário.

Para usar o sistema, os usuários precisam registrar a foto de seus rostos num website de smartphones. Depois, eles devem associar suas contas com um serviço de pagamento sem dinheiro em espécie. 

Ao fazer o pagamento, os códigos de barra dos itens a serem comprados são digitalizados no sistema. Em seguida, a pessoa tem que exibir seu rosto em um aparelho de reconhecimento facial. O pagamento só é aprovado quando o sistema identifica o rosto do consumidor, com o mesmo rosto da foto em seu banco de dados.

Segundo a Yahoo Japan, a nova tecnologia de pagamento continuará sendo aperfeiçoada pela empresa, com o objetivo de implementá-la em lojas de conveniência e redes de supermercados.


Foto: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Moradias para os turcos.

Especialista japonês doa casas instantâneas para os desabrigados da Turquia.


Antakya - Depois que um grande terremoto atingiu o sul da Turquia e destruiu cidades, os sobreviventes do desastre têm vivido, atualmente, um grande problema habitacional. Segundo as autoridades turcas, mais de 2,5 milhões de evacuados ainda vivem em tendas improvisadas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Especialista japonês doa casas instantâneas para os desabrigados da Turquia.
Projetadas pelo arquiteto japonês Keisuke Kitagawa, as "casas instantâneas" são fáceis de serem montadas, têm proteção térmica e têm um custo menor de construção, se for comparadas com os contêineres. Foto: NHK News.

Ciente da situação dos sobreviventes, um arquiteto japonês e um grupo de funcionários de uma ONG decidiram visitar uma das regiões atingidas pelo terremoto. A intenção do especialista é construir pequenas moradias nas regiões afetadas.

O nome do arquiteto é Keisuke Kitagawa, professor da Escola de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia de Nagoya. Ele também é um especialista em projetos arquitetônicos. 

Na segunda-feira, 17 de abril, Kitagawa esteve na cidade de Antakya, no sul da Turquia. Juntamente com uma ONG japonesa, o arquiteto doou três unidades habitacionais ao governo municipal, apelidadas de "casas instantâneas". As "casas" serão usadas como instalações da prefeitura de Antakya.

Seguindo as instruções de Kitagawa, os trabalhadores locais não tiveram dificuldades para montar as unidades doadas. A primeira barraca erguida, em forma de cúpula, teve as paredes internas reforçadas com espuma de uretano. O tempo gasto, para fazer uma "casa instantânea", foi cerca de quatro horas.

A barraca tem uma área útil de, aproximadamente, 20 metros quadrados. Ela possui um alto isolamento térmico e custa menos que uma casa improvisada de contêineres.

Kitagawa teve a ideia da "casa instantânea", após ouvir opiniões de sobreviventes do terremoto de Tohoku, ocorrido no Japão em 2011.

"Daqui para frente, quero visitar a Turquia mais vezes. Quero ajudar as pessoas que continuam desabrigadas. Eu desejo que elas realizem o sonho de obter uma moradia confortável, o mais rápido possível", disse Kitagawa.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 18 de abril de 2023

O pescador que salvou Kishida.

Novo herói local conta o que aconteceu no momento do ataque à bomba.


Wakayama - Na manhã do dia 15 de abril, um pescador de arrasto (ele não teve o nome revelado pela reportagem) visitou o porto de pesca de Saikazaki, com a esperança de encontrar o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, em uma região pouco visitada por pessoas famosas. No entanto, ele não esperava que, naquele local, um trágico incidente poderia acontecer a qualquer momento.

www.nikkeyon.blogspot.com
Novo herói local conta o que aconteceu no momento do ataque à bomba.
O pescador herói, do porto de Saikazaki, concede uma entrevista com os repórteres na cidade de Wakayama, no dia 16 de abril. Foto: The Mainichi.

O premiê Fumio Kishida foi para essa região com o intuito de fazer uma campanha eleitoral. Kishida veio para ajudar um candidato do partido, que concorre a uma cadeira na eleição suplementar da Câmara dos Deputados. A comitiva, com os políticos, chegou ao porto por volta das 11h20. Assim que começou a interação com o povo local, Kishida degustou frutos do mar e posou para várias fotos, antes de fazer seu discurso.

"Vai começar logo. Vou tirar algumas fotos", pensou o pescador de 54 anos. Ele foi avançando no meio da grande multidão, com a esperança de ficar mais próximo possível do primeiro-ministro. 

No entanto, chegou um momento que o pescador não conseguia mais se aproximar do local onde Kishida iria discursar. Então, ele decidiu ficar atrás de um rapaz, que usava uma máscara facial e tinha uma mochila nas costas.

Distando cerca de 10 metros do palanque improvisado, o pescador observava à sua frente, no meio da multidão aglomerada e com uma certa dificuldade, o primeiro-ministro que acenava para o público.

De repente, o pescador viu o rapaz mascarado arremessando um objeto preto para frente, em direção do palanque. "Isso é estranho", pensou o pescador.

O pescador ficou com os olhos grudados na atitude estranha do rapaz. O indivíduo continuou a fazer algo com suas mãos. Percebendo que alguma coisa errada estava para acontecer, o pescador colocou uma de suas mãos em volta do pescoço do rapaz. Com a outra mão, o pescador bateu freneticamente naquilo que o suspeito segurava em suas mãos. Os dois caíram no chão.

Foi uma briga de quase um minuto de duração. Enquanto isso, vários homens se jogavam sobre o suspeito, um após o outro. 

Enquanto estava no chão segurando o rapaz, o pescador ouviu uma explosão. Ele ficou apavorado, mas continuou tentando dominar o suspeito, junto com outras pessoas. 

Assim que a polícia chegou e levou o rapaz para a delegacia, o pescador  se deu conta que seu cotovelo estava machucado e suas calças estavam rasgadas. Mais tarde, ele soube que o rapaz mascarado se chama Ryuji Kimura, de 24 anos. Ele também ficou sabendo que Kimura tinha uma faca escondida em sua mochila. 

No momento em que o pescador percebeu a atitude estranha de Kimura, ele lembrou do tiro fatal que tirou a vida do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, durante um discurso eleitoral na cidade de Nara. O incidente de Nara ocorreu nove meses atrás.

"É muito chocante testemunhar um incidente semelhante ao do Shinzo Abe, numa cidade rural como esta. Eu não tinha ideia do que o suspeito tinha em suas mãos. Se aquele objeto em suas mãos tivesse explodido, minha vida estaria em sério perigo", disse o pescador aos repórteres.

Na noite do mesmo dia do ataque à bomba, o pescador recebeu uma ligação em seu telefone celular. "Muito obrigado", disse a pessoa do outro lado da linha telefônica. Essa pessoa no telefone era, nada mais e nada menos, o premiê Fumio Kishida. 

O primeiro-ministro fez questão de telefonar e agradecer o pescador, pela coragem de ter enfrentado o perigo para salvar a vida dele e de outras pessoas no meio daquela multidão. "Estou feliz que você não tenha se machucado", disse o pescador para Kishida.

"Não conseguimos imaginar como você pôde fazer algo assim", disse a família para o pescador. Nunca  imaginaria que salvaria a vida do primeiro-ministro do Japão, numa pacata cidade pesqueira em Wakayama. Ele acabou se tornando o herói do porto de Saikazaki.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 17 de abril de 2023

O incidente em Wakayama.

Responsável pelo ataque contra Kishida, Kimura tem sua casa revistada pela polícia.


Hyogo - Neste domingo, 16 de abril, a polícia esteve na casa de Ryuji Kimura, o homem que lançou um dispositivo explosivo na direção do primeiro-ministro japonês, no último sábado. O responsável pelo ataque foi preso em flagrante.

www.nikkeyon.blogspot.com
Responsável pelo ataque contra Kishida, Kimura tem sua casa revistada pela polícia.
Neste domingo, a polícia esteve na casa de Ryuji Kimura, responsável pelo ataque à bomba contra o primeiro-ministro japonês num porto em Wakayama, ocorrido no sábado. Mais de 10 caixas foram retiradas na residência de Kimura, onde todo o material coletado será analisado pelos agentes policiais. Foto: NHK News.

A residência de Kimura fica na cidade de Kawanishi, província de Hyogo. No início da manhã de domingo, os agentes policiais inciaram as buscas por materiais suspeitos em sua casa. A operação foi encerrada pouco depois das 9 horas da manhã.

Segundo a reportagem da NHK, foi retirado mais de 10 caixas de papelão na casa de Kimura. Possivelmente, há muito material relevante apreendido para a análise policial.

Os objetos mais relevantes até agora, que a polícia já tem de Kimura, são o computador pessoal, o smartphone e um material que aparenta ser pólvora.

Um familiar, que reside com Kimura, disse à polícia que ele estava normalmente em casa na noite de sexta-feira, 14 de abril. Já na manhã de sábado, dia do ataque, o parente não chegou a ver Kimura saindo de casa.

Até este domingo, Kimura ainda não tinha dado declarações específicas sobre o incidente aos investigadores. A polícia está planejando analisar os dados em seus equipamentos eletrônicos. Além disso, pessoas relevantes serão questionadas nas investigações, para determinar como e o porquê ele quis atacar o premiê Kishida.

Em sua residência oficial, o primeiro-ministro Fumio Kishida conversou com os repórteres neste domingo, preocupado com o que aconteceu no porto em Wakayama.

"O Japão precisa aumentar a segurança com a visita das autoridades do G7, no próximo mês. No momento em que autoridades internacionais de alto escalão estarão visitando o Japão, é necessário maximizar os esforços para garantir a segurança e proteção de todos. É imperdoável que um ato tão violento tenha sido cometido durante uma campanha eleitoral", disse Kishida.


Fontes: NHK News / Japan Today.
 

Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 16 de abril de 2023

Mais detalhes sobre o atentado à bomba.

Kishida sofre um ataque a bomba em Wakayama. Ele sai ileso e um homem é preso.


Wakayama - O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, sofreu um ataque a bomba neste sábado, em um porto de pesca na província de Wakayama, região oeste do país. Kishida escapou ileso do incidente. O suspeito foi imediatamente preso pela polícia.

www.nikkeyon.blogspot.com
Kishida sofre um ataque a bomba em Wakayama. Ele sai ileso e um homem é preso.
Momento em que Ryuji Kimura (ao centro, de blusa preta) é levado pelos policiais, até a delegacia de Wakayama. Na manhã deste sábado, 15 de abril, Kimura jogou um material explosivo em direção do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. Felizmente, o político não se feriu no ataque. Foto: The Mainichi.

O homem que provocou o ataque foi identificado pela polícia, algumas horas depois de sua prisão. Ele se chama Ryuji Kimura, de 24 anos, morador da província de Hyogo. Segundo a polícia, Kimura trazia consigo dois artefatos explosivos, sendo que só uma foi detonada no incidente.

Um dos objetos explosivos, de 20 a 30 cm de comprimento, foi lançado na direção do primeiro-ministro por volta das 11h25, no meio de uma multidão de pessoas. Acredita-se que os artefatos explosivos de Kimura sejam de fabricação caseira. 

Durante o ataque, a câmera de uma equipe de televisão registrou o momento em que um explosivo é jogado em direção do primeiro-ministro japonês. Kishida estava de costas na hora que a bomba caiu ao seu lado. O político chegou a virar-se para ver o que tinha caído perto dele e, numa ação rápida, um policial usou uma maleta para cobrir a bomba. Como o artefato não detonou na hora, o mesmo policial a chutou para longe de Kishida.

Depois de 50 segundos que a bomba foi lançada por Kimura, uma forte explosão foi ouvida pela multidão. Uma densa fumaça branca se espalhou pelo local. Muitas pessoas entraram em pânico e houve correria e gritos.

Kimura planejava jogar outro artefato explosivo que estava em sua mão, mas pessoas próximas dele conseguiram detê-lo e o derrubaram no chão. Alguns policiais chegaram rapidamente no local e imobilizaram o homem. Ele foi preso na hora e levado para uma delegacia da cidade.

De acordo com a polícia, Kimura se recusou a responder as perguntas dos investigadores, exigindo a presença de um advogado. Ainda é desconhecido os motivos do ataque. Com os artefatos explosivos, o criminoso poderia ter matado o primeiro-ministro, e outras pessoas presentes no local, porque ele estava apenas 10 metros de distância de seu alvo (Kishida). 

No meio da confusão, o primeiro-ministro conseguiu sair ileso, sendo escoltado com segurança por policiais, até um carro próximo. Kishida foi conduzido ao quartel-general da polícia da província de Wakayama.  Ninguém do público se machucou e apenas um policial local se feriu levemente durante o ataque.

O discurso de Kishida, que seria feito no porto de pesca em Wakayama, foi cancelado. Depois de algumas horas, o primeiro-ministro já estava em outra cidade, ajudando seu partido na campanha eleitoral pelo Japão. "O incidente não deverá atrapalhar o processo eleitoral. Junto com todos vocês, temos que continuar a eleição", discursou Kishida. 

O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, conversou com os repórteres no escritório do primeiro-ministro: "As eleições são a base da democracia. É extremamente imperdoável que tal violência tenha ocorrido dessa forma".

Naoya Tanimoto (31 anos), uma pessoa da multidão que aguardava o discurso de Kishida, disse que ouviu uma forte explosão, cerca de 10 segundos após Kimura ser contido pela polícia. "Normalmente é tranquilo o porto de pesca. Fiquei com muito medo no momento do ataque. Entramos todos em pânico", disse ele.

Mitsuru Fukuda, professor de emergência e gerenciamento de riscos e crises da Nihon University, examinou o vídeo do ataque e afirmou o seguinte: "O local escolhido para o discurso de Kishida, o porto de pesca, estava longe de ser o ideal. Para tal evento, deveria haver uma distância muito maior entre o primeiro-ministro e os espectadores".

"O incidente em Wakayama fere a credibilidade dos programas de proteção aos VIP (pessoas muito importantes, em inglês) da polícia japonesa, antes da cúpula do G7", disse Fukuda. 

A reunião do G7 ocorrerá no próximo mês, em maio, na cidade de Hiroshima. Autoridades de vários países estarão presentes nesse evento. Portanto, a segurança é fundamental para que a cúpula não seja um fracasso, e uma vergonha, para o Japão.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 15 de abril de 2023

Tentativa de atentado contra Kishida.

Primeiro-ministro do Japão sai ileso, após explosões em um porto em Wakayama.


Wakayama - Por volta das 11 horas deste sábado, 15 de abril, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, estava visitando o porto de Saikazaki, na província de Wakayama, quando fortes explosões foram ouvidas próximo do local.

www.nikkeyon.blogspot.com
Primeiro-ministro do Japão sai ileso, após explosões em um porto em Wakayama.
Pelas imagens de vídeo, os seguranças do primeiro-ministro japonês conseguem deter o principal suspeito das explosões ouvidas no porto de Saikazaki, província de Wakayama. As explosões ocorreram por volta das 11 horas da manhã deste sábado. Kishida não se feriu no atentado. Foto: NHK News.

Kishida iria fazer um discurso no local onde aconteceu as explosões. Havia muitas pessoas no porto, para prestigiar a visita do primeiro-ministro. 

Após as explosões, uma confusão se formou no local, com pessoas assustadas se afastando da área onde as bombas foram detonadas. Havia muitas equipes de repórteres filmando a visita de Kishida em Wakayama. Pelas imagens de vídeo, era possível ver uma fumaça branca se formando no local do atentado.

Pela reportagem da NHK, ninguém se feriu com as explosões. Kishida também não se feriu. Os seguranças do primeiro-ministro conseguiram deter um homem, o principal suspeito do atentado no porto. Pelas imagens, é possível ver os seguranças arrastando e imobilizando o agressor no chão. 

Ainda não se sabe o nome do suspeito e nem o porquê ele fez esse atentado contra o político. O homem foi preso pela polícia de Wakayama e levado às pressas para uma delegacia.

Informações detalhadas sobre o assunto, vocês terão mais tarde aqui no blog. Veja o vídeo do atentado, registrado pela NHK, abaixo:




** Se o vídeo não abrir na página do blog, o link é este abaixo:


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Luta contra o kafunsho.

Primeiro-ministro do Japão quer um plano para o combate das alergias ao pólen.


Tóquio - Nesta sexta-feira, 14 de abril, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, instruiu seus ministros a elaborar um plano nos próximos dois meses, com o intuito de enfrentar o problema das alergias ao pólen no país. Todos os anos, várias pessoas sofrem com as alergias provocadas pelos polens de cedros, durante a primavera no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Primeiro-ministro do Japão quer um plano para o combate das alergias ao pólen.
A alergia ao pólen de cedros é um problema muito comum no Japão. Querendo amenizar esse "problema social", o primeiro-ministro Fumio Kishida instruiu seus ministros a elaborar um plano de ação neste primeiro semestre, para o combate da alergia ao pólen no próximo ano. Foto: Depositphotos. 

Na reunião ministerial do governo, Kishida disse que as alergias ao pólen são um problema social que afeta uma grande porcentagem da população no Japão. Várias políticas devem ser combinadas, coordenando os esforços dos ministérios e das agências relevantes.

O plano não terá uma solução imediata. Entretanto, contramedidas serão necessárias para atenuar o problema do "kafunsho".

Kishida quer que os ministros elaborem um plano para lidar com o problema durante um período de 10 anos. O início do plano deverá começar com a temporada de pólen na próxima primavera.

A visão geral do plano terá que ser concluída antes do pacote de políticas do governo japonês ser compilado, em junho de 2023.

O governo pretende estudar a derrubada dos cedros do país, substituindo-os por espécies que não produzem pólen. Está sendo considerado o uso de supercomputadores e tecnologia de inteligência artificial (IA), com o objetivo de fornecer previsões de pólen mais precisas. Outra proposta é o uso de agentes químicos nas árvores, evitando a dispersão do pólen no ar.

Em relação à saúde da população, o governo também irá discutir a melhoria dos tratamentos médicos do país, encontrando maneiras para reduzir as alergias das pessoas nas épocas de pico do pólen.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 14 de abril de 2023

O que não é consumido, é transformado.

Restos de comida, da merenda escolar, são usados para geração de biogás no Japão.


Yamagata - No dia 11 de abril, um novo programa pioneiro de produção de eletricidade, a partir do biogás, foi lançado na cidade de Tendo, província de Yamagata. Para a produção de biogás, o município utilizará restos da merenda escolar, que servirá de insumos para uma usina da região.

www.nikkeyon.blogspot.com
Restos de comida, da merenda escolar, são usados para geração de biogás no Japão.
Usina de biogás em Tendo, província de Yamagata. Nesse local, todos os restos de comida da merenda escolar do município de Tendo são fermentados para geração de biogás. Depois, o gás é comercializado para uma usina termelétrica, usando-o para produção de eletricidade. Foto: The Mainichi.

O município de Tendo possui 18 instituições educacionais, entre escolas primárias e ginasiais. Durante o ano letivo de 2022, todas as escolas juntas desperdiçaram cerca de 140 kg de almoço por dia. É uma quantidade bem alta de comida jogada no lixo todos os dias. Segundo os registros da cidade, o desperdício de alimentos só está aumentando, causado, em parte, pelos efeitos da pandemia do coronavírus. 

Até março deste ano, toda a merenda, jogada no lixo, era incinerada. Mas a partir do ano letivo de 2023, os restos de comida das escolas de Tendo serão entregues a uma empresa local, a Tendo Kankyo Co. Todo os restos orgânicos serão usados para a produção de biogás. 

Com o novo plano, a prefeitura de Tendo conseguirá reduzir os custos de descarte e reduzirá as emissões de carbono na atmosfera, pela não incineração dos restos da merenda escolar. É esperado que as crianças das escolas tenham mais interesses pelas questões ambientais, ao transformar a comida que elas não comeram em combustível.

O biogás é produzido pela fermentação de materiais orgânicos, como restos de alimentos e fezes de animais. Com a produção de eletricidade através do biogás, suas emissões de carbono são menores do que a queima de combustíveis fósseis (como o carvão e o petróleo). Em comparação com outras formas sustentáveis de energia, como a solar e a eólica, o biogás tem a vantagem de não depender do clima para ser gerada.

No primeiro dia da merenda escolar do novo ano letivo em Tendo, cerca de 70 kg de restos de comida foram recolhidos pela empresa Tendo Kankyo. Toda a merenda jogada fora foi moída e dessecada. O gás gerado, pela fermentação dos materiais orgânicos, é levado para uma usina termelétrica na cidade de Komazawa, para a geração de eletricidade.

Com preocupações com o meio ambiente, o plano da cidade de Tendo foi estimulado por sua declaração municipal, feita em 2022. Através dessa declaração, Tendo se compromete a eliminar as emissões de carbono na atmosfera, transformando-se na "cidade de carbono zero". 

Hideyuki Honda, vice-diretor do centro de merenda escolar de Tendo, expressou esperanças de que o projeto seja uma maneira educativa, para que os estudantes reflitam sobre o reaproveitamento dos resíduos orgânicos gerados pela nossa sociedade. 


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.