Estudante ucraniana se forma na escola primária japonesa.
Tóquio - Fugindo da guerra na Ucrânia, a estudante Olivia Zhyblovska, de 12 anos, se mudou com sua família para o Japão, há cerca de um ano atrás. Este ano, ela acabou de concluir seus estudos em uma escola primária na região de Chiyoda, em Tóquio.
www.nikkeyon.blogspot.com
"Embora esteja feliz por ter me formado, sentirei falta dos amigos que fiz na escola japonesa", disse a menina.
Olivia e seu irmão de 9 anos, Yan Zhyblovska, estudaram durante 1 ano na escola primária Izumi. Como os dois não sabem falar japonês, eles sempre usavam um aplicativo de tradução, para se comunicarem com seus colegas japoneses da escola. A partir deste mês, abril, os dois irmãos ucranianos irão frequentar uma escola internacional.
"Estou preocupada com meu irmão na nova escola porque o inglês dele não é muito bom quanto o meu. Meu sonho é voltar a uma Ucrânia sem guerra", disse Olivia.
"Seus estudos devem ter sido difíceis na escola japonesa, por causa da barreira do idioma. No entanto, minha filha cresceu muito como pessoa no último ano", disse a mãe de Olivia.
Nikkey ON!: Parabéns Olivia! Continue se esforçando com seus estudos no Japão. Um dia, você e sua família voltarão para Ucrânia, reconstruindo um novo país sem guerra e em paz.
Fonte: The Asahi Shimbun.
Nenhum comentário:
Postar um comentário