quarta-feira, 26 de abril de 2023

Possível mudança no visto.

Japão quer atualizar o visto para trabalhadores qualificados.


Tóquio - Na segunda-feira, 24 de abril, o governo japonês iniciou as negociações para a atualização do status de residência do visto de trabalho. A mudança permitirá que estrangeiros qualificados atuem em mais campos de trabalho no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão quer atualizar o visto para trabalhadores qualificados.
Membros do Comitê Especial de Trabalhadores Estrangeiros, do Partido Liberal Democrático, discutem uma proposta em 24 de abril. Eles querem expandir a cobertura do visto de habilidades específicas, Classe 2. Foto: NHK News.

Atualmente, o Japão classifica o visto de trabalho para estrangeiros qualificados em duas categorias: Classe 1 e Classe 2.

O visto de trabalho Classe 1 permite que o estrangeiro atue em até 12 setores industriais no Japão, trabalhando durante 5 anos. Até o final de fevereiro, cerca de 146.000 estrangeiros estavam trabalhando no Japão com o visto Classe 1.

Já o visto de trabalho Classe 2, o titular poderá trabalhar no Japão por tempo indeterminado. Nesta categoria, a pessoa também poderá trazer seu cônjuge e filhos, mas só é possível arranjar serviço em dois campos de trabalho: construção civil e construção naval. Até hoje, apenas 10 estrangeiros conseguiram obter o visto Classe 2 para trabalhar no Japão.

Na reunião de segunda-feira, o governo revelou um plano para aumentar os campos de trabalho, no visto Classe 2, para estrangeiros qualificados. A intenção é incluir serviços na agricultura e na fabricação de alimentos, podendo chegar até 11 diferentes campos de trabalho na Classe 2.

O governo japonês espera conseguir aprovar as mudanças no visto até junho deste ano. 

Segundo especialistas, o Japão tem uma escassez de mão de obra cada vez mais severa. Para cobrir o déficit de trabalhadores, é necessário criar um sistema que permita a permanência de estrangeiros, por um longo tempo, no país.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário