sexta-feira, 7 de abril de 2023

Reciclando o óleo de cozinha.

Cadeia de sushi pretende transformar óleo de cozinha em combustível para aviação.


Tóquio - Uma operadora de restaurantes de sushi, no Japão, informou que está pronta para oferecer seu óleo de cozinha usado num novo projeto: transformá-lo em combustível de aviação sustentável (SAF).

www.nikkeyon.blogspot.com
Cadeia de sushi pretende transformar óleo de cozinha em combustível para aviação.
Uma grande empresa controladora de restaurantes de sushi pretende transformar óleo de cozinha usado em combustível para aviação (SAF), num projeto conjunto com outras empresas do Japão. Foto: NHK News.

A Food & Life Companies, empresa controladora da cadeia de sushi Sushiro, está se unindo a outras três empresas para o projeto, incluindo a empresa de engenharia JGC Holdings. 

A rede pretende coletar  todo óleo de cozinha usado em cerca de 680 filiais do país, como os óleos usados em restaurantes de sushi com esteira rolante e em izakaya (bares japoneses).

Uma joint venture, criada pela JGC Holdings junto com outras empresas, usará o óleo de cozinha para produzir o SAF, em uma refinaria a ser construída em Osaka.

As empresas envolvidas esperam produzir cerca de 750.000 litros de SAF por ano, fornecendo o novo combustível, principalmente, para companhias aéreas de voos domésticos.

Mayumi Hayashi, funcionária da Food & Life Companies, disse: "A atual mudança climática no mundo apresenta certos riscos para nossos negócios, pois dependemos muito dos recursos marinhos para nossos produtos. Queremos dar um passo em direção a uma nova sociedade voltada para a reciclagem, que entregará seu óleo de cozinha usado para nós, e o transformaremos em um combustível sustentável".

Segundo estudos, o SAF emite cerca de 80% menos dióxido de carbono do que outros combustíveis convencionais. O governo japonês pretende fazer que as companhias aéreas do Japão substituam 10% de seu combustível de aviação por SAF, com prazo estipulado até 2030.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário