sexta-feira, 21 de abril de 2023

Conflito no Sudão.

Japão irá enviar aeronaves para a retirada de seus cidadãos no Sudão.


Tóquio - O Ministro de Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, anunciou nesta quinta-feira, 20 de abril, que as Forças de Autodefesa (FAJ) serão enviadas para Djibuti (pequeno país no nordeste da África), para a retirada de japoneses no Sudão. As FAJ têm uma base de operações em Djibuti.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão irá enviar aeronaves para a retirada de seus cidadãos no Sudão.
Nesta quinta-feira, 20 de abril, o Ministro da Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, ordenou que as FAJ enviassem aeronaves para resgatar cidadãos japoneses no Sudão. O país africano tem sofrido uma onda de violência, com combates entre o exército sudanês e um grupo paramilitar. Foto: NHK News.

A violência dos combates no Sudão aumentou no último sábado, 15 de abril. Desde então, os conflitos sangrentos prosseguem entre as Forças Armadas do país, no poder desde 2021, e um grupo paramilitar.

Em quase uma semana de combates, mais de 180 pessoas já morreram no país. 

O secretário-chefe do Gabinete do Japão, Hirokazu Matsuno, declarou na quarta-feira que o governo havia iniciado os preparativos para a retirada de aproximadamente 60 cidadãos japoneses no Sudão.

O governo japonês  acredita que será difícil entrar imediatamente no Sudão. Intensos combates são vistos na capital do Sudão, Cartum, onde também situa um aeroporto internacional. As Forças de Autodefesa do Japão permanecem de prontidão em Djibuti, até que as autoridades locais decidam meios de transporte e rotas seguras a seguir até a cidade de Cartum.

Na base militar em Djibuti, o Japão tem uma unidade das FAJ, atuando contra os piratas que atacam embarcações no Mar Vermelho. 

O Ministério da Defesa do Japão informou que providências estão sendo tomadas para o envio de três aeronaves de transporte até Djibuti. É provável que as aeronaves cheguem a uma região segura neste fim de semana, para tentar resgatar todos japoneses que estão no Sudão.


Fontes: NHK News / G1 - globo.com.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário