domingo, 2 de abril de 2023

Estelionatários na web.

Perdas com fraudes de cartão de crédito bateram um novo recorde no Japão em 2022.


Tóquio - A Associação de Crédito ao Consumidor do Japão informou, na semana passada, que uma quantia recorde em ienes foi tomada por golpistas em 2022. Segundo o órgão, a forma mais usada para tais crimes foi o uso fraudulento dos dados roubados de cartões de crédito.

www.nikkeyon.blogspot.com
Perdas com fraudes de cartão de crédito bateram um novo recorde no Japão em 2022.
Em 2022, prejuízos com fraudes de cartão de crédito bateram um novo recorde no Japão, segundo a Associação de Crédito ao Consumidor do país. Foto: NHK News.

No ano passado, quase 44 bilhões de ienes, ou o equivalente a 330 milhões de dólares, foram apoderados por estelionatários, que usaram dados roubados de cartões de crédito.

Essa é a maior perda por fraudes já registrada no Japão, desde que esse tipo de roubo começou a ser apontado em 1997. Houve um aumento de 75 milhões de dólares em valor roubado por golpistas de cartões de crédito, comparando 2022 com 2021.

De acordo com as estatísticas, os estelionatários usaram números de cartões de créditos, obtidos ilicitamente, em mais de 94% dos casos.

A associação atribui o recorde ao aumento no número de casos de "pishing". Esse tipo de crime consiste em atrair as vítimas com sites falsos, na qual elas inserem dados e senhas pessoais de cartões de crédito ou bancários, sem perceberem que estão sendo enganadas. 

Em 2022, o Conselho Anti-Pishing do Japão registrou quase 970.000 notificações sobre golpes de pishing no país. 

"Os números dessa prática criminosa foram um recorde lamentável registrado no Japão. Muito casos de pishing ocorrem quando as vítimas recebem mensagens de texto dos golpistas por celulares e smartphones. Muitas vezes, as vítimas não percebem que a mensagem é, na verdade, um golpe", explicou o conselho.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário