Especialista japonês doa casas instantâneas para os desabrigados da Turquia.
Antakya - Depois que um grande terremoto atingiu o sul da Turquia e destruiu cidades, os sobreviventes do desastre têm vivido, atualmente, um grande problema habitacional. Segundo as autoridades turcas, mais de 2,5 milhões de evacuados ainda vivem em tendas improvisadas.
www.nikkeyon.blogspot.com
Ciente da situação dos sobreviventes, um arquiteto japonês e um grupo de funcionários de uma ONG decidiram visitar uma das regiões atingidas pelo terremoto. A intenção do especialista é construir pequenas moradias nas regiões afetadas.
O nome do arquiteto é Keisuke Kitagawa, professor da Escola de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia de Nagoya. Ele também é um especialista em projetos arquitetônicos.
Na segunda-feira, 17 de abril, Kitagawa esteve na cidade de Antakya, no sul da Turquia. Juntamente com uma ONG japonesa, o arquiteto doou três unidades habitacionais ao governo municipal, apelidadas de "casas instantâneas". As "casas" serão usadas como instalações da prefeitura de Antakya.
Seguindo as instruções de Kitagawa, os trabalhadores locais não tiveram dificuldades para montar as unidades doadas. A primeira barraca erguida, em forma de cúpula, teve as paredes internas reforçadas com espuma de uretano. O tempo gasto, para fazer uma "casa instantânea", foi cerca de quatro horas.
A barraca tem uma área útil de, aproximadamente, 20 metros quadrados. Ela possui um alto isolamento térmico e custa menos que uma casa improvisada de contêineres.
Kitagawa teve a ideia da "casa instantânea", após ouvir opiniões de sobreviventes do terremoto de Tohoku, ocorrido no Japão em 2011.
"Daqui para frente, quero visitar a Turquia mais vezes. Quero ajudar as pessoas que continuam desabrigadas. Eu desejo que elas realizem o sonho de obter uma moradia confortável, o mais rápido possível", disse Kitagawa.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário