segunda-feira, 24 de abril de 2023

Escola para todos.

Milhares de crianças estrangeiras não recebem educação obrigatória no Japão.


Tóquio - Em uma pesquisa anual sobre educação, o governo japonês descobriu que mais de 8.000 crianças estrangeiras, em idade escolar, não estão frequentando nenhuma escola no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Milhares de crianças estrangeiras não recebem educação obrigatória no Japão.
Segundo uma pesquisa, mais de 8.000 crianças estrangeiras não estão frequentando nenhuma escola no Japão. O governo está tentando reverter esse problema. Foto: NHK News.

O Ministério de Educação do Japão vem conduzindo uma pesquisa anual com conselhos municipais de educação. Nos últimos quatro anos, o governo japonês tem colhido informações sobre a educação obrigatória de crianças estrangeiras no país.

Na última pesquisa, realizada em maio do ano passado, 136.923 crianças estrangeiras (com idades para frequentar o ensino primário e ginasial) foram registradas como residentes no Japão, até o inicio de 2022.

Desse total registrado, 8.183 crianças estrangeiras não frequentavam a escola, ou não foram confirmadas o grau de escolaridade delas. Esse número representa 6% do total. 

Através dessa informação, alguns governos locais começaram agir para solucionar o problema. Folhetos multilíngues foram confeccionados para que famílias estrangeiras fiquem informadas sobre educação e exames médicos de crianças em idade pré-escolar.

Em alguns casos, os funcionários de prefeitura visitam creches para verificação. Através de conversas com pais estrangeiros, descobre-se que algumas famílias precisam de apoio para a educação de seus filhos. Os casos são encaminhados para as escolas, onde as famílias terão assistência de um responsável para cada caso.

O ministério informou que, agora, as autoridades locais estão obtendo uma imagem mais clara da situação enfrentada pelas crianças estrangeiras. Todo esse problema está sendo levado a sério, pelo fato de muitos estrangeiros não estarem recebendo educação obrigatória no Japão.

De acordo com outras informações do ministério, alguns residentes estrangeiros não sabem que seus filhos, em idade escolar, podem frequentar gratuitamente a escola japonesa. Por causa disso, o ministério pede que as autoridade locais continuem fornecendo informações, sobre educação, para os residentes não japoneses. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário