terça-feira, 4 de abril de 2023

Mau humor da indústria no Japão.

Pesquisa mostra que o humor dos grandes fabricantes japoneses piorou novamente.


Tóquio - O Banco do Japão (BOJ) realizou uma pesquisa com os grandes fabricantes japoneses no início deste ano, para saber o grau de humor que os setores manufatureiros tinham para os negócios em 2023. E o resultado da pesquisa não foi bom para a indústria.

www.nikkeyon.blogspot.com
Pesquisa mostra que o humor dos grandes fabricantes japoneses piorou novamente.
No primeiro trimestre de 2023, as grandes fabricantes japonesas demonstraram mau humor nos negócios, de acordo com uma pesquisa do Banco do Japão (BOJ). Foto: NHK News.

Desde o primeiro trimestre de 2022 que o otimismo dos grandes fabricantes vem decaindo. Os motivos do constante "mau humor nos negócios" foram: o encarecimento das matérias-primas, a queda das exportações e as preocupações com a desaceleração da economia global.

O BOJ entrevistou mais de 9.000 empresas do Japão, entre fevereiro e março deste ano.

O índice obtido, pelas respostas dos entrevistados, foi +1. Esse índice mede o humor dos grandes fabricantes no campo de negócios. A pontuação "+1" representa uma queda de 6 pontos em relação à pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2022.

O número positivo do índice indica que grande parte das fabricantes japonesas sente que as condições de negócios ainda são boas, comparado com aquelas empresas que estão tendo uma visão negativa no mercado.

Além das preocupações com os custos dos materiais, e com a economia global, o sentimento negativo dos fabricantes foi afetado pelo enfraquecimento da demanda por semicondutores, que são usados em smartphones e computadores.

Enquanto isso, as grandes empresas não-fabricantes (como empresas de serviços, agronegócios, caça, pesca e extração) permanecem, consideravelmente, mais otimistas que o setor manufatureiro. O índice de humor dos não-fabricantes subiu um ponto, atingindo a pontuação 20. Essa é o quarto trimestre consecutivo de melhora do humor nos negócios dessas empresas.

O grande responsável para melhora do humor dos não-fabricantes foi a flexibilização das restrições do coronavírus. Com a liberação das restrições, houve a recuperação do turismo receptivo no Japão, melhorando o humor das empresas que atuam nessa área.

No próximo trimestre, a leitura do índice de humor, para os principais fabricantes, deve melhorar em 2 pontos. Há previsão de que a produção de automóveis deve se recuperar, e o custo com materiais-primas pode diminuir.

Entretanto, o índice de humor para os grandes não-fabricantes deve piorar, em cinco pontos, no próximo trimestre. O motivo para a piora é o aumento da preocupação com a escassez da mão de obra.

Segundo a pesquisa, o encarecimento da matéria-prima também continua sendo uma preocupação para os setores da construção civil e o imobiliário.


Fonte: NHK News.

  
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário