quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Menino morre engasgado.

Governo do Japão alerta escolas após estudante morrer engasgado com a comida.


Fukuoka - Na terça-feira, 27 de fevereiro, o Ministério da Educação do Japão fez um pedido de emergência, para todas as escolas do país, sobre a orientação alimentar consciente entre os estudantes do  ensino fundamental. No início desta semana, um menino do primário morreu engasgado com um ovo de codorna, servido na merenda escolar.

www.nikkeyon.blogspot.com
Governo do Japão alerta escolas após estudante morrer engasgado com a comida.
O Ministério da Educação do Japão fez um alerta de emergência para todas as escolas do país, sobre orientação alimentar consciente. No início da semana, um menino de sete anos morreu engasgado com um ovo de  codorna, servido na merenda escolar. Foto: NHK News.

O conselho de educação da cidade de Miyama, província de Fukuoka, informou que, na segunda-feira, um menino de sete anos estava comendo a merenda escolar na sala de aula normalmente, quando ele se levantou de repente e começou a tossir.

Teve um momento em que o menino não conseguiu ficar mais em pé. Sua professora e a enfermeira da escola realizaram uma massagem cardíaca e reanimação cardiopulmonar, mas seu estado de saúde não melhorou. O aluno foi transportado para o hospital de helicóptero, vindo a falecer durante a viagem.

De acordo com a escola, o estudante pode ter morrido engasgado com um ovo de codorna, que tinha cerca de 2 centímetros de diâmetro. Os ovos de codorna estavam no cardápio da merenda escolar de segunda-feira, sendo servido-os inteiro para as crianças.

O Ministério da Educação do Japão enviou um aviso de emergência na terça-feira, para todos os conselhos municipais de educação em todo o país. Foi pedido para que as escolas garantissem a segurança das crianças com um atendimento de emergência eficaz, em casos de engasgamento por comida.

Como no caso da escola de Miyama, crianças podem engasgar facilmente com alimentos que contenham pouca umidade, ou alimentos redondos engolidos inadvertidamente. As crianças devem ser instruídas a cortar esses tipos de alimentos em pedaços pequenos, mastigando-os bem para facilitar a ingestão. O ministério pede que os professores fiquem de olho nas crianças, durante o horário da merenda escolar.

Este não foi o primeiro caso de criança morrer engasgada com a comida servida na escola do Japão. O Ministério da Educação informou que em 2021, um aluno da 5ª série morreu engasgado com pão da merenda escolar, caso ocorrido na cidade de Sado, província de Niigata. Em 2015, na cidade de Osaka, uma menina da 1ª série morreu engasgada com um ovo de codorna, servida no almoço escolar.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário