Desenvolvedor de drones mostra a sua hoverbike em Shizuoka.
Oyama - No dia 26 de outubro, uma startup especializada em drones exibiu sua hoverbike, um novo conceito de veículo voador que em breve estará a venda no Japão.
www.nikkeyon.blogspot.com
A exibição do veículo voador hoverbike no autódromo de Fuji International Speedway, em Oyama, província de Shizuoka. Foto: The Asahi Shimbun.
O veículo decolou, pairou no ar e voou por cerca de dois minutos no autódromo de Fuji International Speedway, na cidade de Oyama, província de Shizuoka. A hoverbike transporta apenas uma pessoa e, durante a exibição, alcançou uma altura de até 3 metros em relação ao solo.
A empresa ALI Technologies Inc., sediada em Tóquio, começou a desenvolver a sua hoverbike em 2017. O nome do veículo é XTurismo.
Um funcionário da empresa informou que o preço de um XTurismo é de 77,7 milhões de ienes (US$ 680.000), incluindo impostos. A ALI Technologies começará a aceitar os pedidos em breve e entregará o veículo para futuros compradores já no primeiro semestre de 2022.
Entretanto, as hoverbikes não podem ser usadas em vias públicas do Japão, devido a várias regulamentações de trânsito que ainda proíbem esse tipo de transporte. Atualmente, o seu uso é apenas restrito em áreas particulares ou em locais específicos para veículos voadores.
O XTurismo tem 3,7 metros de comprimento, 2,4 metros de largura e 1,5 metro de altura. O veículo pesa cerca de 300 quilos.
A hoverbike é alimentada por um motor a combustão e um outro elétrico. O XTurismo pode pairar no ar devido ao funcionamento de duas grandes hélices posicionadas na horizontal, sendo uma na frente e outra atrás do veículo.
Há também outras quatro hélices assistentes nas laterias do veículo, permitindo ao piloto fazer ajustes de vôo e correções de inclinação.
Segundo a empresa, a hoverbike pode voar por até 40 minutos (com uma carga de óleo e a bateria totalmente carregada).
"Tenho certeza de que a mobilidade aérea vai melhorar rapidamente. Gostaríamos de continuar a desenvolver esse tipo de veículo para que ele possa ser usado nas estradas e voar no céu", disse Daisuke Katano, presidente da ALI Technologies.
Depois de melhorar a segurança da hoverbike, Katano quer negociar com o ministério dos transportes do Japão sobre a diminuição das restrições do uso de veículos voadores em vias públicas, a partir de 2025.
"Se a segurança e as conquistas desse veículo forem reconhecidas mundialmente, a criação de novas regras poderá ser discutida no futuro", disse um representante da ALI Technologies.
Fonte: The Asahi Shimbun.