domingo, 17 de outubro de 2021

As máquinas que vendem de tudo - Parte 2.

Insetos comestíveis são vendidos numa máquina de venda automática em Gifu.


Gifu - No início do mês de outubro, um comerciante local da cidade de Gifu comemorou a estréia da primeira máquina de venda automática que oferece insetos comestíveis.  A máquina de venda de insetos comestíveis é a primeira a chegar na província de Gifu, entre outras 20 iguais espalhadas em todo o Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Insetos comestíveis são vendidos numa máquina de venda automática em Gifu.
Akari Tsukamoto (direita) e Rika Miyaki (esquerda) experimentam um besouro de mergulho frito. Foto: Mainichi.

O menu da máquina de venda de insetos inclui grilos secos, biscoitos com pó de grilo, biscoitos com gafanhotos fritos salgados, crisálidas de bicho-da-seda, lagartas de bambu, besouros mergulhadores, gafanhotos de perna vermelha e grilos de duas pintas.

"Sempre almejei que as pessoas gostassem de comer insetos em respeito à natureza", disse Eiichiro Nohira, 57 anos, chefe da loja "Okuwagata no Sato Daiba Kunugino Mori Kuwagatamura", lugar onde a máquina de venda foi instalada. 

Os insetos engarrafados são vendidos por 1.000 ienes o frasco (cerca de US$ 9), com imposto incluso. O menu de insetos muda conforme a época do ano.

Nas províncias sem litoral do Japão, como Gifu, as pessoas tradicionalmente comem insetos como fonte de proteínas. Nohira sempre aspirou em compartilhar essa cultura regional com as crianças através de alimentos à base de insetos.

Quando Nohira estava pensando em formas de fazer as pessoas se alimentarem de insetos, ele acabou conhecendo Tatsuaki Morooka, 55 anos. 

Morooka é chefe da fabricante Hamaru Foods, empresa especializada em alimentos à base de insetos com sede na cidade de Sasebo, província de Nagasaki. Depois de conhecer a Hamaru Foods, Nohira decidiu comprar os produtos da empresa e vendê-los numa máquina de venda automática, instalado no lado de fora de sua loja.

Em 2019, Morooka começou a fabricar alimentos à base de insetos. Primeiro, ele importou insetos congelados da Tailândia e os preparava na cozinha de sua fábrica. Segundo Morooka, a criação de insetos requer muito menos água e ração, se comparado com a criação de animais na pecuária. E outra vantagem é que os insetos têm o período de desenvolvimento mais curto, tornando-se ecologicamente mais corretos.

"Eu gostaria que os chefs de cozinha experimentassem alimentos à base de insetos para que eles pudessem criar novas receitas", disse Morooka.

O dia em que a máquina de venda de insetos começou a operar na loja de Nohira, as celebridades locais de Gifu, Akari Tsukamoto e Rika Miyaki, participaram de uma sessão de gustação. 

Ao experimentar um besouro de mergulho frito, Tsukamoto disse: "É gostoso! Quanto você mais mastiga, mais sabor você sente." 

Miyaki, degustando o mesmo inseto que Tsukamoto comeu, comentou: "É crocante e tem boa textura. Tem gosto de camarão frito."

Nikkey ON!: E você leitor? Teria coragem de comer insetos fritos invés de um churrasco? Bom, do jeito que a carne está com o preço cada vez mais caro, pode ser que o povo comece a caçar insetos para se alimentar...


Fonte: The Mainichi.



www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário