quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Alerta em Kumamoto.

Vulcão do Monte Aso entra em erupção no Japão.


Kumamoto - Uma forte erupção vulcânica foi vista no Monte Aso nesta quarta-feira, 20 de outubro, na província de Kumamoto. Até o momento, não foi registrado nenhum ferido na região. Dezesseis alpinistas que estavam próximos do vulcão saíram ilesos , segundo as autoridades locais.

www.nikkeyon.blogspot.com
Vulcão do Monte Aso entra em erupção no Japão.
Erupção vulcânica no Monte Aso, província de Kumamoto, ocorrido na manhã do dia 20 de outubro. Foto: Yomiuri Shimbun.

A erupção ocorreu às 11h43 (horário do Japão) na cratera #1 Nakadake. O nível de alerta vulcânico do Monte Aso foi aumentado de 2 para 3 (em uma escala que vai até 5), de acordo com a Agência Meteorológica do Japão. Num raio de até 2 km da cratera, a aproximação de pessoas na área é extremamente restritiva.

As cinzas da erupção vulcânica chegaram a uma distância de aproximadamente 1 km da cratera e atingiram uma altura de 3.500 metros. Um fluxo piroclástico foi registrado a 1,3 km do lado oeste da cratera. Desde outubro de 2016, a agência meteorológica não registrava fluxo piroclástico no vulcão do Monte Aso.

Grandes cinzas vulcânicas também foram lançadas a cerca de 900 metros de distância ao sul da cratera.

Em uma entrevista coletiva extraordinária na tarde desta quarta-feira, a agência de meteorologia disse que, antes da grande erupção, a área não tinha registrado nenhum sinal que justificasse o aumento do nível de alerta de 2 para 3. 

O Monte Aso estava sendo observado com cautela desde quinta-feira da semana passada, quando foi registrada uma pequena erupção. Um dia antes da pequena erupção, a agência de meteorologia havia aumentado o nível de alerta  do vulcão de 1 para 2.

Em setembro de 2014, o vulcão do Monte Ontake, província de Nagano, entrou em erupção e provocou a morte de 63 pessoas que estavam passeando no local. Foi uma das piores erupções vulcânicas com vítimas fatais já registrada no Japão.


Fontes: The Mainichi / CNN Brasil.


  
www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário