segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Fim dos plásticos descartáveis gratuitos?

Itens de plástico descartável recebidos pelo comércio do Japão, não serão mais gratuitos no próximo ano.


Tóquio - Sabe aquelas colheres e garfos descartáveis que você recebe gratuitamente da loja de conveniência, durante à compra do seu "obentô", estão com os dias contados? Isso mesmo! Eles não serão mais gratuitos no próximo ano fiscal japonês! 

www.nikkeyon.blogspot.com
Itens de plástico descartável recebidos pelo comércio do Japão, não serão mais gratuitos no próximo ano.
Itens de plástico descartável não serão mais gratuitos no próximo ano fiscal do Japão.

A partir de abril de 2022, o Japão terá novas regras para reduzir o lixo plástico, como parte de um plano do Ministério do Meio Ambiente.

Em 23 de agosto deste ano, um painel de especialistas aprovou uma proposta básica do ministério que obrigará a cobrança de 12 produtos de plásticos descartáveis, atualmente entregues gratuitamente aos clientes pelas empresas japonesas.

De acordo com as estatísticas, anualmente o Japão produz cerca de 9 milhões de toneladas de resíduos plásticos, dos quais apenas 20% são reciclados.

Segundo o plano do ministério, empresas varejistas (lojas de conveniência, supermercados, operadoras de serviços de alimentação e bebidas com entrega, hotéis e outros) que fornecem produtos plásticos descartáveis de mais 5 toneladas anuais deverão tomar uma ou algumas das medidas a seguir:

1 - Cobrar uma taxa aos clientes pelo item de plástico;

2 -  Perguntar aos clientes se eles querem o item de plástico;

3 - Dar pontos de beneficio aos clientes que recusam produtos de plásticos;

4 - Ou fornecer produtos alternativos aos clientes, feitos de madeira ou de outros materiais reciclados ou produtos feitos com menos plásticos.

Os produtos de plásticos descartáveis designados "na lista dos 12 produtos" também incluem: canudos; pentes e escovas de dentes fornecidos pelos hotéis; e cabides e capas de plásticos fornecidos pelas lavanderias.

Os fabricates dos itens designados deverão reduzir o uso de plástico no processo de fabricação. Eles também deverão projetar produtos que sejam mais fáceis de desmontar, reciclar e embalar de forma mais simples após o descarte.

O governo japonês irá emitir certificação aos produtos descartáveis especialmente ecológicos e os promoverá aos consumidores.

Além disso, o plano inclui mudanças no sistema de coleta de lixo reciclável no Japão. Os artigos de papelaria feitos de plásticos, descartados após o uso ou desgaste, também poderão ser recolhidos juntamente no lixo reciclável de sacolas plásticas e bandejas de comida. 

A proposta do ministério japonês segue a recente promulgação da lei de reciclagem de produtos plásticos, ocorrido em junho deste ano. Antes de tomar uma decisão oficial ao plano neste outono, o ministério planeja reunir opiniões do público sobre a melhor forma de reduzir o desperdício de plástico no país.


Fonte: The Asahi Shimbun.



www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário