quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Prêmio Nobel de Física 2021.

Cientista japonês, pioneiro no estudo do aquecimento global, divide o Prêmio Nobel de Física com mais dois cientistas estrangeiros.


Estocolmo - O cientista japonês Syukuro Manabe, 90 anos, foi laureado com o Prêmio Nobel de Física 2021 por modelar o clima da Terra e prever o aquecimento global. Manabe é formado pela Universidade de Tóquio e mudou-se para os Estados Unidos em 1958. Atualmente, ele trabalha na Universidade de Princeton, em Nova Jersey.

www.nikkeyon.blogspot.com
Os cientistas premiados com o Nobel de Física 2021: Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi. Foto: Kyodo.

Na década de 1960, Manabe demonstrou como o aumento de dióxido de carbono na atmosfera altera as temperaturas do planeta. O seu estudo serviu de base para os modelos climáticos usados atualmente. 

Além de Manabe, outros dois cientistas também levaram o Prêmio Nobel de Física. Os premiados foram anunciados pelo Comitê da Real Acadêmia Sueca de Ciências em Estocolmo, nesta terça-feira, 5 de outubro.

O outro premiado, o cientista alemão Klaus Hasselmann do instituto Max Planck de Meteorologia, também tem o seu trabalho baseado nas mudanças climáticas da Terra. Ele desenvolveu métodos usados para provar que as emissões humanas de dióxido de carbono provocam o aumento da temperatura global.

O físico italiano Giorgio Parisi, da Universidade de Roma "La Sapienza", foi premiado por descobrir os padrões ocultos em materiais complexos desordenados. O seu estudo tornou possível descrever e compreender diferentes materiais e fenômenos em campos tão diversos, como a física, a matemática e a biologia.

O Prêmio Nobel de Física deste ano reconhece novos métodos para descrever sistemas complexos caracterizados por aleatoriedade e desordem, prevendo o seu comportamento a longo prazo, disse o comitê de premiação.

Esta é a 28ª vez que uma pessoa de nacionalidade japonesa ganha um Prêmio Nobel. Na área de física, é a 12ª vez que um cientista do Japão leva o prêmio.

Na segunda-feira, os americanos David Julius e Ardem Patapoutian levaram o Prêmio Nobel de Medicina, por suas descobertas sobre como o corpo humano percebe a temperatura e o tato.

Nos próximos dias serão anunciados os premiados nas áreas de química, literatura, paz e economia.



Fontes: Kyodo News / The Asahi Shimbun / Japan Today.



www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário