quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Aumento das restrições no Japão.

No combate ao coronavírus, mais treze províncias japonesas entrarão em estado de quase-emergência.


Tóquio - Na quarta-feira, 19 de janeiro, um painel formado por especialistas do governo do Japão aprovou a expansão do estado de quase-emergência para mais 13 províncias japonesas, incluindo Tóquio. Devido ao grande aumento de casos de COVID-19 no país, o novo plano de restrições entrará em vigor a partir desta sexta-feira, 21 de janeiro, e está programado para terminar no dia 13 de fevereiro.

www.nikkeyon.blogspot.com
No combate ao coronavírus, mais treze províncias japonesas entrarão em estado de quase-emergência.
Expansão do estado de quase-emergência para mais 13 províncias japonesas (em amarelo), a partir desta sexta feira, 21 de janeiro. Foto: NHK.

O ministro responsável pelas medidas no combate ao coronavírus, Daishiro Yamagiwa, participou de uma reunião na manhã desta quarta-feira, onde as províncias, com muitos casos de infecções, pediram que a declaração de novas medidas de controle fossem implementadas pelo governo. Segundo a reportagem, os governadores das províncias têm o poder de reforçar as medidas anti-infecções sob a declaração do governo central.

As 13 províncias que entrarão no estado de quase-emergência são: Tóquio, Saitama, Chiba, Kanagawa, Gunma, Niigata, Aichi, Gifu, Mie, Kagawa, Nagasaki, Kumamoto e Miyazaki.

Yamagiwa informou que as infecções estão aumentando rapidamente nas províncias citadas na lista. Ele acrescentou que a situação de infecção em cada uma das áreas, subiu para o nível 2, em uma escala de 0 a 4. A escala analisa as infecções em termos de pressão sobre os serviços médicos, no caso de aumento de pacientes. O ministro alertou que a situação precisa ser abordada adequadamente o mais breve possível, senão os sistemas locais de saúde poderão ficar sobrecarregados em um futuro próximo. Medidas para evitar a propagação de novas infecções precisam ser tomadas agora.

Na reunião, Yamagiwa também citou o programa que usa registros de vacinação da COVID-19 e provas de resultados negativos de testes para o vírus. Os dois casos citados pelo ministro acabam relaxando as restrições sociais no país. Ele informou ao painel que o governo planeja suspender o programa nas províncias em princípio, enquanto permite que cada governador decida o contrário. Isso ocorre porque existe a preocupação de que pessoas totalmente vacinadas ainda possam ser infectadas pelo coronavírus.

Depois que o painel aprovou o plano de restrições para as províncias, o governo o relatou à dieta para uma sessão de perguntas e respostas. Yamagiwa disse à dieta que é importante tomar medidas antivírus agora enquanto mantém as atividades sociais e econômicas funcionando no país. Segundo o ministro, o governo continuará permanecendo em alerta enquanto trabalha rapidamente para resolver as situações, em cooperação com governos locais e especialistas no assunto.

A partir desta sexta-feira, a expansão do estado de quase-emergência irá cobrir um total de 16 províncias do Japão. As medidas já estão em vigor nas províncias de Okinawa, Yamaguchi e Hiroshima, com o término da restrições programado para 31 de janeiro destas 3 regiões.


Fonte: NHK News.


www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário