sábado, 29 de janeiro de 2022

Mais mão de obra do exterior no Japão.

Novo aumento no número de trabalhadores estrangeiros no Japão.


Tóquio - O Ministério do Trabalho do Japão informou nesta sexta-feira, 28 de janeiro, que o número de empregados estrangeiros no país atingiu mais de 1,72 milhão trabalhadores até o final de outubro do ano passado. O crescimento foi um pequeno recorde alcançado, mesmo com os problemas da pandemia no Japão e no mundo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Novo aumento no número de trabalhadores estrangeiros no Japão.
Até outubro de 2021, houve um crescimento no número de trabalhadores estrangeiros no Japão. Foto: NHK News.

Com base nos relatórios dos empregadores do Japão em outubro de 2021, o número da mão de obra estrangeira no país foi de 1.727.221 trabalhadores. Em relação ao ano anterior, houve um aumento de apenas 0,2% de trabalhadores estrangeiros. O baixo aumento foi devido às dificuldades na contratação de novos empregados de outros países, em tempos de pandemia do coronavírus.

Por status de residência no Japão, o número de estrangeiros descendentes de japoneses ou cônjuges de japoneses foi o maior registrado, com 580.328 trabalhadores. O número é 6,2% superior em relação a quantidade de trabalhadores, com esse status, do ano anterior.

O segundo maior grupo, profissionais técnicos e acadêmicos, totalizou 394.509 trabalhadores. Uma alta de 9,7% em relação ao mesmo grupo do ano anterior.

O número de estagiários técnicos estrangeiros caiu 12,6% em 2021, registrando 351.788 trabalhadores. As restrições de entrada de estrangeiros no Japão durante a pandemia da COVID-19 foi a maior barreira enfrentada pelos estagiários técnicos.  Foi a primeira queda desde 2007, ano em que se tornou obrigatório o envio dos dados para o governo sobre a contratação de estagiários estrangeiros pelas empresas.

Por nacionalidade contratada, os vietnamitas aparecem em primeiro lugar, com 453.344 trabalhadores no país (26,2% do total). Em segundo lugar, aparece os chineses com 397.084 trabalhadores no Japão (23% do total).

Um funcionário do Ministério do Trabalho do Japão informou que muitas empresas estão aceitando estagiários estrangeiros para preencher as ofertas de trabalho. Muitas empresas japonesas têm enfrentado falta de mão de obra no país. A queda de estagiários, vindos do exterior, pode ampliar ainda mais o problema de contratação, especialmente em fábricas japonesas.

O mesmo funcionário informou que o Ministério do Trabalho continuará se esforçando para melhorar o ambiente de trabalho para os estrangeiros no Japão. 

Nikkey ON!: Espero que melhore mesmo o ambiente de trabalho! Depois de ver a notícia de um vietnamita sendo humilhado na empresa em que trabalhava por 2 anos, não duvido de mais nada!


Fonte: NHK News.


www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário