Quatro idosas morrem durante o feriado, vítimas de engasgo comendo mochi.
Tóquio - Durante os primeiros dias do novo ano, quatro mulheres, de aproximadamente 80 anos, morreram em Tóquio após elas ficarem engasgadas comendo o tradicional mochi (bolinhos de arroz), de acordo com o corpo de bombeiros da capital.
www.nikkeyon.blogspot.com
Mochi dentro da tradicional sopa japonesa ozoni: os bolinhos de arroz são muito pegajosos e, dependendo da forma como são engolidos pelas pessoas, podem provocar engasgos e asfixia.
Cerca de 16 pessoas foram levadas às pressas para hospitais em Tóquio, entre 1 e 2 de janeiro, vítimas de engasgo com mochi.
Do total das vítimas do "mochi" na metrópole, onze hospitalizados tinham cerca de 80 anos, outros quatro pacientes tinham aproximadamente 90 anos e um dos internados tinha menos de 40 anos.
Em um dos casos, uma mulher de 88 anos, moradora de Machida (centro de Tóquio), comeu ozoni (tradicional sopa japonesa com bolinhos de mochi) e se engasgou em sua casa na manhã de 1 de janeiro. Ela foi levada a um hospital próximo, mas acabou se asfixiando com o mochi e morreu no mesmo dia.
Um outro caso na região de Ota Ward (em Tóquio), um homem de 82 anos se engasgou enquanto tomava sopa com mochi em sua casa, por volta das 11h30 do dia 2 de janeiro. A família do idoso conseguiu salvá-lo, desengasgando-o com tapas em suas costas. As instruções de emergência para a vítima foram passadas por um atendente do corpo de bombeiros, enquanto uma ambulância era enviada ao local. Segundo os bombeiros, o homem está passando bem agora.
Todos os anos, antes do feriado de ano novo, a Agência Nacional de Polícia e a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres do Japão recomendam que os idosos tenham cuidado ao comer os tradicionais bolinhos de arroz. As autoridades aconselham que as pessoas cortam o mochi em pequenos pedaços e mastiguem os bolinhos com muito cuidado na presença de alguém.
Fontes: The Asahi Shimbun / Japan Today.
Nenhum comentário:
Postar um comentário