Três províncias japonesas solicitam medidas para conter surtos de COVID-19.
Tóquio - Nesta quinta-feira, 6 de janeiro, as províncias de Okinawa, Hiroshima e Yamaguchi solicitaram formalmente ao governo central que aprove medidas pré-emergenciais no combate ao coronavírus. Em poucos dias, as três províncias tiveram um aumento expressivo de infecções.
www.nikkeyon.blogspot.com
Governador de Hiroshima, Hidehiko Yuzaki, solicitou ao governo central medidas pré-emergenciais no combate ao coronavírus nesta quinta-feira. Foto: The Asahi Shimbun.
A força-tarefa do governo deve aprovar os pedidos das províncias na sexta-feira, depois que um painel de especialistas der o seu consentimento.
As medidas pré-emergenciais deverão vigorar de 9 a 31 de janeiro. Bares e restaurantes terão que fechar mais cedo e não deverão vender bebidas alcoólicas aos clientes. As empresas receberão subsídios do governo se cooperarem com as medidas.
A província de Okinawa solicitou que todas as ilhas fossem cobertas pelas medidas pré-emergenciais. Só em Okinawa, foi registrado 981 novos casos de coronavírus no dia 6 de janeiro.
Já o pedido de medidas pré-emergenciais da província de Hiroshima, se aplica aos seguintes municípios: Hiroshima, Hatsukaichi, Otake, Fuchu e Kaita.
"Está ocorrendo um rápido aumento de infecções, diferente de tudo que já experimentamos. Nesse ritmo, veremos uma disseminação generalizada de infecções em Hiroshima. Quero que os residentes comecem a mudar todas suas atividades a partir de hoje", disse o governador de Hiroshima, Hidehiko Yuzaki, em uma entrevista coletiva.
Hiroshima relatou mais de 100 casos diários de COVID-19, entre 4 e 5 de janeiro. E até o meio-dia de 6 de janeiro, o governo da província informou que já havia mais de 170 casos do vírus registrados. A última vez que a província de Hiroshima teve mais de 150 casos diários foi em 4 de setembro do ano passado.
As medidas pré-emergenciais da província de Yamaguchi foram aplicados para dois municípios: Iwakuni e Waki.
No período de duas semanas até o dia 5 de janeiro, cerca de 70% de novos casos de coronavírus da província ocorreram na cidade de Iwakuni. Nessa cidade, há um grande número de infecções entre militares dos EUA que vivem e trabalham na região.
O governo de Yamaguchi confirmou um total recorde de 181 novos casos de COVID-19, só em 6 de janeiro. No mesmo dia, apenas a cidade de Iwakuni registrou 113 novas infecções por coronavírus. É a primeira vez que a província de Yamaguchi aplica medidas pré-emergenciais.
Fontes: The Asahi Shimbun / Japan Today.
Nenhum comentário:
Postar um comentário