Desde o acidente nuclear de 2011 fora da região, evacuados passam a primeira noite em suas antigas casas.
Fukushima - Mais de uma década após o desastre nuclear de Fukushima, as pessoas que evacuaram a região contaminada pela radiação estão finalmente retornando a suas casas. Não é um retorno definitivo, pois os evacuados estão apenas autorizados a passar as noites em suas residências na cidade de Futaba, província de Fukushima.
www.nikkeyon.blogspot.com
Yoichi Yatsuda volta para sua casa em Futaba, junto com sua esposa e os cães. Eles tiveram permissão do governo para passar a primeira pernoite na sua antiga casa. Foto: The Asahi Shimbun.
Yoichi Yatsuda, 70 anos, vive na cidade de Minami-Soma (província de Fukushima) como um evacuado. Em 20 de janeiro, ele e sua esposa retornaram a sua antiga casa em Futaba, levando consigo os cães, um microondas e uma geladeira.
"Finalmente chegou o dia. Quero viver aqui como eu vivia antes, mesmo que não seja exatamente a mesma coisa", disse Yatsuda.
Os moradores da cidade de Futaba foram autorizados a voltar para suas casas temporariamente, em preparação para um eventual retorno permanente.
"Estamos confiantes de que nossa cidade pode ter mais pessoas se instalando por aqui. Queremos criar um ambiente onde os moradores que retornam se sintam bem pela decisão tomada", disse o prefeito de Futaba, Shiro Izawa.
Futaba era o único município da província de Fukushima onde nenhum residente tinha conseguido voltar para casa permanentemente, desde o desastre nuclear em 11 de março de 2011. Quase todas as partes da cidade são designadas como uma zona de "difícil de retornar". Uma ordem de evacuação continua em vigor na cidade, devido aos altos níveis de radiação.
Desde o início da manhã do dia 20 de janeiro, os antigos moradores começaram os preparativos para as primeiras pernoites em suas casas em Futaba. Eles estavam anciosos pensando que, um dia, todos voltem a reconstruir suas vidas de forma permanente na terra natal.
Segundo Yatsuda, ele ansiava pelo dia que iria retornar à sua cidade, pois foi obrigado a se mudar de um lugar para outro, desde o início do desastre nuclear. Por causa de todo o transtorno que passou durante uma década fora de sua antiga casa, Yatsuda expressa raiva em relação à operadora da usina nuclear, a Tokyo Electric Power Company.
Embora as pessoas pareciam felizes por voltar à cidade, toda área ao redor da vizinhança de Yatsuda mudou drasticamente. Apenas 15 antigos moradores, de 11 famílias, solicitaram pernoites preparatórias em Futaba.
"É triste isso. Gostaria que as autoridades apresentassem novas medidas para incentivar os jovens residentes a voltar para cidade natal", disse Yatsuda.
Dos sete municípios da província de Fukushima que possuem zona de difícil retorno em suas juridições, seis municípios (exceto a cidade de Minami-Soma que não possui residentes cadastrados na zona de dfícil retorno) começaram gradativamente a permitir pernoites preparatórias para as pessoas. As regiões permitidas para o retorno dos antigos moradores são designadas como área prioritária de reconstrução pelo governo.
Na área prioritária de reconstrução, o governo central do Japão está fazendo intensos esforços de descontaminação radioativa. Espera-se que, um dia, as autoridades municipais possam suspender a ordem de evacuação das regiões proibidas.
Fonte: The Asahi Shimbun.
Nenhum comentário:
Postar um comentário