Aeronave Osprey dos EUA cai no mar da região de Kagoshima.
Kagoshima - Na tarde desta quarta-feira, 29 de novembro, um avião de transporte Osprey, pertencente aos militares dos Estados Unidos, caiu nas águas da província de Kagoshima, sudoeste do Japão. A aeronave transportava 6 pessoas. Até agora, só uma pessoa foi confirmada como morta no acidente.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Uma aeronave Osprey dos Estados Unidos caiu no mar da região de Kagoshima, na tarde do dia 29 de novembro. Seis pessoas estavam a bordo e só uma foi encontrada sem vida. Foto: NHK News. |
A Guarda Costeira do Japão afirmou que o avião caiu perto da ilha de Yakushima, por volta das 14h47. Operações de buscas estão sendo feitas por navios e aeronaves patrulhas, desde a confirmação da queda da aeronave Osprey.
Nas águas da região sudeste do aeroporto de Yakushima, uma grande quantidade de destroços de um avião foram encontrados pela guarda costeira. Além dos destroços, um corpo de um homem também foi encontrado no mar, por volta das 15h50. Só no final do dia que os médicos japoneses confirmaram sua morte.
O Ministério da Defesa do Japão confirmou que a aeronave é um CV-22 Osprey, originária da base aérea dos Estados Unidos em Yokota, província de Tóquio. O ministério informou que o avião desapareceu das telas do radar, das Forças de Autodefesa do Japão, próximo da ilha de Yakushima, por volta das 14h40.
O local da queda da aeronave fica entre 2 e 4 quilômetros de distância do aeorporto de Yakushima, de acordo com o Ministério dos Transportes. Segundo a Guarda Costeira, seis navios patrulhas e dois helicópteros iniciaram as buscas dos sobreviventes a partir das 17h de quarta-feira.
Informações do Ministério da Defesa afirmam que o Osprey deixou a Estação Aérea do Corpo dos Fuzileiros Navais dos EUA em Iwakuni, província de Yamaguchi, por volta das 14h15. Inicialmente, a aeronave estava indo para a Base Aérea de Kadena, em Okinawa, mas mudou seu destino para a Ilha de Yakushima.
Autoridades Meteorológicas do Japão informou que o céu sobre a área de Yakushima estava quase limpo no horário do acidente. A velocidade do vento, às 14h30, era de 6,84 km/h. Nenhum aviso de emergência foi emitido pelos passageiros do Osprey. O jeito é aguardar novas informações sobre as buscas de sobreviventes no mar.
Fonte: NHK News.