quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Acidente aéreo em Kyushu.

Aeronave Osprey dos EUA cai no mar da região de Kagoshima.


Kagoshima - Na tarde desta quarta-feira, 29 de novembro, um avião de transporte Osprey, pertencente aos militares dos Estados Unidos, caiu nas águas da província de Kagoshima, sudoeste do Japão. A aeronave transportava 6 pessoas. Até agora, só uma pessoa foi confirmada como morta no acidente.

www.nikkeyon.blogspot.com
Aeronave Osprey dos EUA cai no mar da região de Kagoshima.
Uma aeronave Osprey dos Estados Unidos caiu no mar da região de Kagoshima, na tarde do dia 29 de novembro. Seis pessoas estavam a bordo e só uma foi encontrada sem vida. Foto: NHK News.

A Guarda Costeira do Japão afirmou que o avião caiu perto da ilha de Yakushima, por volta das 14h47. Operações de buscas estão sendo feitas por navios e aeronaves patrulhas, desde a confirmação da queda da aeronave Osprey.

Nas águas da região sudeste do aeroporto de Yakushima, uma grande quantidade de destroços de um avião foram encontrados pela guarda costeira. Além dos destroços, um corpo de um homem também foi encontrado no mar, por volta das 15h50. Só no final do dia que os médicos japoneses confirmaram sua morte.

O Ministério da Defesa do Japão confirmou que a aeronave é um CV-22 Osprey, originária da base aérea dos Estados Unidos em Yokota, província de Tóquio. O ministério informou que o avião desapareceu das telas do radar, das Forças de Autodefesa do Japão, próximo da ilha de Yakushima, por volta das 14h40.

O local da queda da aeronave fica entre 2 e 4 quilômetros de distância do aeorporto de Yakushima, de acordo com o Ministério dos Transportes. Segundo a Guarda Costeira, seis navios patrulhas e dois helicópteros iniciaram as buscas dos sobreviventes a partir das 17h de quarta-feira.

Informações do Ministério da Defesa afirmam que o Osprey deixou a Estação Aérea do Corpo dos Fuzileiros Navais dos EUA em Iwakuni, província de Yamaguchi, por volta das 14h15. Inicialmente, a aeronave estava indo para a Base Aérea de Kadena, em Okinawa, mas mudou seu destino para a Ilha de Yakushima.

Autoridades Meteorológicas do Japão informou que o céu sobre a área de Yakushima estava quase limpo no horário do acidente. A velocidade do vento, às 14h30, era de 6,84 km/h. Nenhum aviso de emergência foi emitido pelos passageiros do Osprey. O jeito é aguardar novas informações sobre as buscas de sobreviventes no mar.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Pega ladrões!

Numa ação cinematográfica, três jovens tentam assaltar uma joalheria, mas são impedidos por um funcionário.


Tóquio - Na segunda-feira, 27 de novembro, a polícia japonesa informou que dois jovens foragidos, ambos com 18 anos, se renderam após fugirem de um crime que não deu certo. Eles foram responsáveis pela tentativa de assalto a uma joalheria de Tóquio. Uma pessoa ficou ferida no incidente.

www.nikkeyon.blogspot.com
Numa ação cinematográfica, três jovens tentam assaltar uma joalheria, mas são impedidos por um funcionário.
Três ladrões tentaram assaltar uma joalheria de Tóquio, no dia 26 de novembro. Entretanto, o crime foi impedido por um funcionário, que enfrentou os criminosos com uma vara de ferro. Foto: NHK News.

A ação dos ladrões ocorreu na noite de domingo, 26 de novembro, no distrito de Ueno. Três homens, usando capacetes de motociclista, quebraram a porta de vidro da joalheria com um pé de cabra. Toda cena foi gravada por uma pessoa que passava no local.

Os ladrões achavam que iriam conseguir roubar alguma coisa, mas eles acabaram tendo uma grande surpresa. De repente, um funcionário saiu da loja, confrontando os três homens, com uma longa vara de ferro em forma de "Y". Geralmente, essas varas de ferro são usadas pelos japoneses para impedir a ação de criminosos, em estabelecimentos comerciais e públicos do Japão.

O funcionário parecia enlouquecido, derrubando e danificando as motocicletas dos ladrões com a vara. Assustados, os três suspeitos fugiram correndo com as mãos vazias. O corajoso funcionário ainda saiu correndo atrás dos rapazes, tentando impedir a fuga deles.

Na noite do dia seguinte, dois ladrões se entregaram para as autoridades de Tóquio, afirmou a polícia. Eles foram presos por tentativa de roubo e agressão física, que deixou um outro funcionário da loja levemente ferido.

De acordo com os investigadores, os dois rapazes admitiram que realizaram o ataque a loja. Agora, a polícia está procurando o terceiro envolvido no crime frustrado.


Fonte: NHK News.


** Assista ao vídeo abaixo, onde o funcionário da joalheria confronta os três bandidos no distrito de Ueno, Tóquio.
*** Se o vídeo não abrir na página do blog, o link é este: 





Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Mais outro caso da gripe do frango.

Japão confirma o segundo surto de gripe aviária da temporada.


Mito - Nesta segunda-feira, 27 de novembro, o governo da província de Ibaraki informou que um surto de gripe aviária, altamente patogênica, foi identificado em uma granja na cidade de Kasama.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão confirma o segundo surto de gripe aviária da temporada.
Nesta segunda-feira, um grupo de técnicos se prepara para o abate das aves na granja de Kasama, província de Ibaraki. Foto: Governo de Ibaraki.

Este é o segundo surto de gripe aviária desta temporada de inverno no Japão, registrada em menos de três dias. O primeiro caso foi registrado no sábado (25 de novembro), numa granja na cidade de Kashima, província de Saga.

A granja de Kasama (Ibaraki) reportou que cerca de 450 galinhas apareceram mortas na manhã de domingo, 26 de novembro. Todas as 72 mil aves poedeiras dessa granja serão abatidas, informou o governo de Ibaraki.

Um teste de vírus, feito através de um exame genético detalhado, mostrou o resultado positivo da gripe aviária na granja de Kasama. 

Na última temporada de inverno no Japão, entre 2022 e 2023, o país registrou um recorde de 84 surtos de gripe aviária altamente patogênica, em granjas de 26 províncias japonesas. Um recorde de 17,71 milhões de aves foram abatidas nesse período.

Com o surto desenfreado de gripe aviária em granjas japonesas, o consumidor final acabou saindo prejudicado no último inverno. Infelizmente, houve aumento de preços e escassez de ovos nos supermercados do Japão.


Fonte: The Japan News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Estranhos desejos.

Mulher admite para a polícia que se esfaqueou, por vontade própria, na saída de um evento musical.


Yokohama - Na tarde de quinta-feira, 23 de novembro, a polícia foi notificada sobre um incidente ocorrido na K-Arena Yokohama, província de Kanagawa, por volta das 17h40. Uma mulher de 48 anos foi esfaqueada no abdômen por alguém, quando ela e seu marido saiam de um evento musical.

www.nikkeyon.blogspot.com
Mulher admite para a polícia que se esfaqueou, por vontade própria, na saída de um evento musical.
Investigadores da polícia examinam o local onde ocorreu o esfaqueamento de uma mulher, no dia 23 de novembro. Foto: The Yomiuri Shimbun.

Segundo o depoimento da mulher para a polícia, ela estava participando de um evento musical desde às 14h de quinta-feira, junto com seu marido. Ambos saíram de Osaka para Yokohama para assistir ao show. Com o término do evento, o casal saía do local e, de repente, a mulher começou a sentir uma dor profunda em seu abdômen. Quando foi checar o que tinha acontecido, ela se deparou que alguém tinha enfincado uma faca em seu corpo, próximo de seu estômago.

A mulher foi levada às pressas para um hospital de Yokohama. Embora estivesse com sangramento, devido ao corte no abdômen, a vítima não corria risco de vida. Já na sexta-feira, ela recebeu alta do hospital.

Desde quinta-feira, a polícia de Yokohama vinha trabalhando no caso do esfaqueamento da mulher. O mais estranho é que ninguém viu o crime acontecer, ninguém viu quem foi a pessoa que atacou e ninguém percebeu nada de estranho no local. Nenhuma testemunha e nenhum criminoso identificado até então. 

A polícia voltou a interrogar a vítima, assim que saiu do hospital, para questionar as circunstâncias do incidente. E para a surpresa, veio a confissão da mulher: "Me esfaqueei no abdômen com uma faca que eu tinha no meu bolso".

Aparentemente, o marido não sabia que ela tinha preparado a faca para se esfaquear no local do evento musical. A polícia de Yokohama não informou se alguma acusação criminal será movido contra a mulher.

Nikkey ON!: Coisa mais estranha. Problemas psicológicos, depressão ou vontade de se suicidar? Foi assistir ao show da "Lana Del Rey"? Ainda bem que ela não estava com vontade de matar alguém... 


Fontes: Japan Today / The Japan News.

  
Nikkey ON! O portal de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 26 de novembro de 2023

Gripe do frango começa a preocupar.

Japão detecta o primeiro caso de gripe aviária da temporada.


Tóquio - Neste sábado, 25 de novembro, a emissora de televisão NHK informou que foi detectado o primeiro caso de gripe aviária desta temporada. A gripe é do tipo H5, altamente patogênica.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão detecta o primeiro caso de gripe aviária da temporada.
O primeiro caso de gripe aviária foi notificado pela imprensa neste sábado, 25 de novembro. O vírus foi detectado em uma granja na província de Saga. Cerca de 40 mil aves serão abatidas. Foto: Reuters.

O caso foi registrado em uma granja da província de Saga, no sul do Japão. Segundo a NHK, o governo local irá abater cerca de 40 mil aves para evitar uma epidemia.

Ninguém do Ministério da Agricultura do Japão estava disponível para comentar o assunto, por ser fim de semana.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, reunirá os ministros relevantes, para discutir medidas de prevenção contra a propagação do vírus pelo país, de acordo com a NHK.

Depois de encontrar algumas aves mortas na granja, durante uma inspeção na sexta-feira, o vírus da gripe foi detectado com o resultado de testes genéticos em laboratório.

A gripe aviária, altamente patogênica, espalhou-se por todo o mundo nos últimos anos, levando ao abate de centenas de milhões de aves.

No Japão, um recorde de 17,7 milhões de aves de capoeira foram abatidas na última temporada de inverno rigoroso, levando as autoridades a permanecerem em alerta máximo.


Fonte: Reuters.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 25 de novembro de 2023

Mudanças na lei dos estagiários.

Governo propõe novo programa para estagiários estrangeiros no Japão.


Tóquio - Nesta sexta-feira, 24 de novembro, o governo japonês propôs mudanças no programa de formação de estagiários estrangeiros no Japão. Depois de constatar casos de abusos de estrangeiros no local de trabalho, o painel recomendou a permissão para que o estagiário mude de empregador, seguindo algumas condições.

www.nikkeyon.blogspot.com
Governo propõe novo programa para estagiários estrangeiros no Japão.
O governo japonês propôs nesta sexta-feira, 24 de novembro, mudanças no programa de formação de estagiários estrangeiros no Japão. Há previsão de que o relatório com as mudanças entra em vigor na próxima semana. Foto: NHK News.

O atual regime de estágio, feito para estrangeiros no Japão, obriga o participante do estágio a trabalhar durante 5 anos na mesma empresa. Antes desse período, o estagiário fica proibido de mudar de empregador.

A nova proposta do governo quer a redução da duração do estágio, mudando de cinco anos para três anos. Entretanto, a mudança abrange os estagiários com conhecimentos e competências especializadas.

A mudança do programa de estágio seria implantada em setores como: cuidados médicos em enfermagem, construção civil e agricultura. Os estrangeiros que desejarem obter o status de trabalhador qualificado específico para o mercado de trabalho japonês, deverão passar em testes de habilidades técnicas e de língua japonesa. 

Além disso, quando o estagiário já estiver trabalhando no Japão, ele só poderá mudar de empregador respeitando os seguintes critérios: que a mudança de empregador seja na mesma área profissional; que o estagiário esteja há mais de um ano no mesmo serviço; e que o estagiário tenha determinada competência técnica e conhecimento da língua japonesa.

Muitos estagiários pagam taxas substanciais para agências de recrutamento e corretores, isso no sistema atual. Com a mudança, o novo programa teria uma estrutura para que as empresas japonesas paguem uma parte dos custos dos estagiários no Japão.

O painel do governo planeja submeter o relatório das mudanças ao Ministro da Justiça do Japão, Ryuji Koizumi, já na próxima semana.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Competição internacional de "lixeiros".

Distrito de Shibuya realiza a Copa do Mundo de Coleta de Lixo.


Tóquio - Na quarta-feira, 22 de novembro, o distrito de Shibuya foi palco da primeira competição internacional de coleta de lixo, a Copa do Mundo SPOGOMI 2023.

www.nikkeyon.blogspot.com
Distrito de Shibuya realiza a Copa do Mundo de Coleta de Lixo.
A seleção da Espanha separa o lixo coletado durante a Copa do Mundo SPOGOMI 2023, competição realizada no distrito de Shibuya, em Tóquio. Foto: Yuki Shibata.

O "esporte", que se originou no Japão, conta com equipes de três pessoas que realizam a coleta de lixo em uma área pública de Shibuya, isso dentro de um determinado período de tempo. Os pontos ganhos são atribuídos conforme a quantidade e o tipo de lixo recolhido pelas equipes.

Sessenta e três seleções, originários de 21 países, participaram da primeira Copa do Mundo. O evento trouxe competidores de vários países como Índia, Brasil, Estados Unidos, Espanha, Reino Unido e Marrocos. A equipe britânica chamada de "The North will Rise Again" (O Norte se erguerá novamente, na tradução livre) foi a grande vencedora da primeira edição da competição.

As competições preliminares foram realizadas em todo o Japão, entre abril e setembro, seguidas pela Competição All-Japan em outubro. Ao todo, 1.221 equipes participaram "dos jogos" e recolheram cerca de 4,5 mil quilos de lixo.

No exterior, disputas preliminares foram realizadas em 20 países, com a participação de 543 equipes. De acordo com os organizadores, os países participantes chegaram a coletar um total de 3,9 mil quilos de lixo.


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Pausa nos conflitos armados.

Israel e Hamas fazem um acordo e interrompem os combates para a libertação de reféns. 


Doha - O governo do Catar anunciou nesta quarta-feira, 22 de novembro, que Israel e o Hamas concordaram com uma pausa de 4 dias nos conflitos armados. Durante esse período, haverá a libertação de 50 reféns detidos na Faixa de Gaza e de pessoas detidas em Israel.

www.nikkeyon.blogspot.com
Israel e Hamas fazem um acordo e interrompem os combates para a libertação de reféns.
Um comunicado feito pelo governo do Catar informou que Israel e Hamas entraram num acordo, pausando os conflitos armados num intervalo de 4 dias. Durante esse período, haverá a troca de reféns em ambos os lados. Foto: NHK News.

O Catar está mediando o acordo entre os dois lados da guerra. O acordo também inclui a libertação de algumas mulheres e crianças palestinas, detidas em prisões israelenses. Em troca dos palestinos, o Hamas irá libertar os reféns israelenses que estão em seu poder.

A pausa permitirá a entrada da ajuda humanitária em Gaza, como alimentos e combustíveis.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, divulgou o comunicado da pausa dos combates, depois que o acordo foi aprovado em uma reunião extraordinária do Gabinete do governo de Israel.

O comunicado de Israel afirma que, pelo menos, 50 reféns (entre mulheres e crianças) serão libertados durante os 4 dias de pausa. A libertação de cada 10 reféns adicionais poderá resultar em um dia a mais da pausa dos conflitos.

O Hamas também havia revelado o acordo com Israel através das redes sociais.

Em outro comunicado na mídia, Israel confirmou que continuará sua ofensiva armada em Gaza, com o intuito de libertar todos os reféns israelenses e eliminar completamente o grupo armado Hamas.

Na manhã desta quarta-feira, as forças militares de Israel disseram que eles destruíram um túnel usado por membros do Hamas.

Agora, a maior preocupação de ambos os lados, entre Israel e Hamas, é saber se realmente a trégua será respeitada na hora da troca dos reféns.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Azabudai Hills Mori JP Tower.

Arranha-céu mais alto do Japão é apresentado à imprensa.


Tóquio - Na segunda-feira, 20 de novembro, o edifício mais alto do Japão foi apresentado à mídia antecipadamente, faltando alguns dias de sua inauguração oficial. O arranha-céu recém-construído tem 330 metros de altura e fica no coração de Tóquio, em Minato.

www.nikkeyon.blogspot.com
Arranha-céu mais alto do Japão é apresentado à imprensa.
Complexo do arranha-céu Azabudai Hills Mori JP Tower, o edifício mais alto do Japão, com 330 metros de altura. Ele foi apresentado à imprensa japonesa na segunda-feira, 20 de novembro. Foto: Japan Times.

O enorme prédio foi batizado de Azabudai Hills Mori JP Tower. Sua construção foi concluída no último verão japonês, pela empresa Mori Building Company. O novo edifício supera o anterior detentor do título "de mais alto do Japão": o Abeno Harukas, que fica na cidade de Osaka e tem 300 metros de altura.

A presença do Azabudai Hills em Minato pretende revitalizar a região. Antes da construção do arranha-céu, a área era repleta de pequenas casas antigas, imóveis muito vulneráveis a desastres naturais (como terremotos).

Além de escritórios e apartamentos, o Azabudai Hills possui uma instituição médica dentro do complexo multifuncional, operada pela Universidade de Keio. O prédio ainda conta com um hotel de luxo (Aman Resorts), restaurantes sofisticados, lojas de grife e a Escola Britânica de Tóquio.

"Integramos várias funções urbanas, de classe mundial, em um só lugar. Aumentamos significativamente o potencial da cidade de Tóquio", disse Junya Yamamoto, funcionário da Mori Building Company.

O arranha-céu exclusivo possui um espaço de trabalho conjunto e uma cafeteria, especialmente projetada, para os funcionários de empresas locatárias. Nesse espaço para o cafezinho, todas as pessoas poderão se socializar fora dos limites das organizações onde trabalham.

Cerca de 20 mil pessoas deverão trabalhar no complexo Azabudai Hills. Outras 3.500 pessoas deverão morar em cerca de 1.400 apartamentos, todos construídos dentro do arranha-céu.

A área total de construção do novo complexo é de 861.700 metros quadrados. O lugar é maior que o Roppongi Hills, considerado um grande marco da construção civil no bairro de Roppongi.

Pensando no conceito de "aldeia urbana moderna", a construtora se esforçou para que o complexo tivesse o máximo de vegetação possível. "Os espaços verdes estão presentes em 2,4 hectares do local, cerca de 30% da área total", informou a Mori Building Company.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Embarcação sequestrada.

Grupo rebelde anti-Israel apreende navio, operado por japoneses, no Mar Vermelho.


Jerusalém - Os Houthis, um grupo militar rebelde do Iêmen, sequestraram um navio de carga no mar Vermelho no sábado, dia 18 de novembro. O cargueiro é de propriedade britânica, operado por uma empresa japonesa. Os rebeldes afirmam que o navio pertence a Israel.

www.nikkeyon.blogspot.com
Grupo rebelde anti-Israel apreende navio, operado por japoneses, no Mar Vermelho.
O grupo rebelde Houthi sequestrou um navio no Mar Vermelho, na noite do dia 18 de novembro. A embarcação britânica e operada por uma empresa japonesa. Foto: NHK News.

O porta-voz do grupo Houthi, Yahya Sarea, fez uma declaração em vídeo: "Reiteramos nosso alerta a todos os navios afiliados ao inimigo Israel, ou àqueles que trabalham com os israelenses. Todos eles se tornarão alvos legítimos de nossas forças". 

Yahya Sarea alertou que o grupo rebelde continuará a realizar operações contra Israel, até que a ofensiva militar israelense termine na Faixa de Gaza.

O cargueiro apreendido pelos rebeldes, chamado Galaxy Leader, é operado pela empresa japonesa Nippon Yusen, também conhecida como NYK Line. Israel já afirmou que o navio não é de seu país e que nenhum de seus cidadãos israelenses estavam a bordo.

No entanto, os principais meios de comunicação de Israel, como o Haaretz, o navio sequestrado é propriedade de uma empresa afiliada a um rico empresário israelense.

O grupo Hamas, da Faixa de Gaza, elogiou a captura do navio pelos Houthis, dizendo ao grupo do Iêmen que a ação foi um passo bem-vindo. O navio estava passando pela costa da Arábia Saudita na noite do último sábado quando perdeu o contato. 

A embarcação é utilizada para o transporte de automóveis por via marítima. Não havia carga no momento em que o navio foi sequestrado pelos rebeldes.

Um especialista japonês sobre assuntos do Oriente Médio e professor da Universidade de Keio, Koichiro Tanaka, disse que os Houthis tinham suas próprias razões para atacar o navio.

A empresa-mãe, dona do navio sequestrado, tem capital israelense em sua razão social. Os rebeldes devem ter feito várias pesquisas sobre a empresa, antes de atacar a embarcação. Segundo Tanaka, o navio poderá ser usado em futuras negociações, como moeda de troca.

Os Houthis estão baseados no Iêmen e o grupo rebelde cresceu com apoio do Irã. Acredita-se que esse grupo tenha cerca de 20 mil combatentes armados, possuindo até mísseis balísticos em seu poderio militar. Recentemente, esses rebeldes fizeram disparos de mísseis em direção a Israel, desde o início do conflito na Faixa de Gaza. O grupo também fez ataques com aeronaves não tripuladas contra os israelenses.

A navegação pelo Mar Vermelho, por embarcações estrangeiras, não é segura. Os Houthis têm intensificado suas atividades rebeldes nessa região do Oriente Médio contra Israel.

A Guarda Costeira do Japão emitiu avisos a todos os navios japoneses no Mar Vermelho, após o sequestro do Galaxy Leader. Autoridades de defesa do Japão estão coletando mais informações sobre o incidente, para tentar resolver esse incidente o mais breve possível.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Abertura da estação de esqui.

Turistas participam do início da temporada de inverno em Gujo.


Gifu - Com a abertura de uma estação de esqui na cidade de Gujo, província de Gifu, muitos esquiadores aproveitaram o último sábado, para o primeiro dia da temporada de inverno.

www.nikkeyon.blogspot.com
Turistas participam do início da temporada de inverno em Gujo.
Primeiro dia da temporada de esqui da estação White Pia Takasu na cidade de Gujo, província de Gifu. Alguns esquiadores vieram fantasiados para a abertura. Foto: The Asahi Shimbun.

Visitantes de Gifu, e de outras províncias do Japão, se reuniram na estação de esqui White Pia Takasu na manhã do dia 18 de novembro. Algumas pessoas vieram fantasiadas para a abertura da pista de esqui.

A encosta da estação foi preparada com neve artificial, feita por pulverizador de gelo raspado desde 10 de outubro. A pista tem aproximadamente 10 metros de largura e 1 quilômetro de descida.

Como ainda não é época do inverno rigoroso, a área de esqui será ampliada com a pulverização de neve também, mas utilizando um outro tipo de máquina.

A White Pia Takasu foi a primeira estação de esqui a abrir a temporada de neve, entre as outras áreas dentro da província de Gifu.

"Esperamos que muitos visitantes venham para cá e curtam a temporada de esqui com a gente", disse o gerente da White Pia Takasu.

O ski resort permanecerá aberto, para a temporada de esqui, até o dia 31 de março de 2024.


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 19 de novembro de 2023

Só três meses casado.

Yuzuru Hanyu anuncia divórcio e diz que está preocupado com calúnias.


Tóquio - O ícone japonês da patinação artística e bicampeão olímpico, Yuzuru Hanyu (28 anos), anunciou seu divórcio pelas redes sociais na sexta-feira, 17 de novembro. Ele esteve casado por apenas 3 meses. De acordo o atleta, sua esposa e ele estavam sendo perturbados por calúnias, perseguições e reportagens exageradas da mídia.

www.nikkeyon.blogspot.com
Yuzuru Hanyu anuncia divórcio e diz que está preocupado com calúnias.
O astro da patinação artística do Japão, Yuzuru Hanyu, anunciou nas redes sociais o seu divórcio, após três meses de casado. Ele disse ter sido alvo de calúnias, perseguições e filmagens sem autorizações. Foto: NHK News.

"Quando pensei no futuro, decidi divorciar-me porque queria que minha parceira feliz, sem quaisquer restrições", postou Hanyu num comunicado da rede social X.

Hanyu anunciou seu casamento no dia 4 de agosto deste ano. Entretanto, não foi revelado a identidade de sua esposa que, segundo ele, ela não era uma celebridade.

O patinador informou, em seu último comunicado, que sua parceira e seus respectivos familiares foram alvos de incidentes. Perseguições, calúnias e tentativas de cobertura não autorizadas, por vários meios de comunicação, fizeram seu casamento chegar ao fim.

"Devido à minha experiência de vida limitada, foi extremamente difícil mantermos, eu e minha esposa, seguros nessas circunstâncias. Achei tudo isso muito insuportável", lamentou Hanyu.

A empresa que administra os negócios de Hanyu também pediu à imprensa que parasse de perseguir o patinador e sua ex-esposa, em um outro comunicado nas redes sociais.

No ano passado, Hanyu anunciou sua aposentadoria na patinação artística competitiva. Sua despedida nas competições foi durante o término das Olimpíadas de Inverno de Pequim, ficando em quarto lugar na classificação geral.

Natural de Sendai, região de Tohoku, Hanyu começou a patinar aos 4 anos de idade. Ele é medalha de ouro nas Olimpíadas de Inverno de Sochi (Rússia, 2014) e nas Olimpíadas de Inverno de Pyeongchang (Coréia do Sul, 2018) Em 2018, com apenas 23 anos, o patinador se tornou o mais jovem ganhador do Prêmio de Honra do Povo, oferecido pelo governo japonês.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 18 de novembro de 2023

Balas provocam intoxicação alimentar.

Polícia japonesa inspeciona fábrica de doces, por suposto produto derivado de maconha.


Osaka - Na quinta-feira, 16 de novembro, autoridades da cidade de Osaka inspecionaram uma empresa, que produz balas de goma, por misturar no produto uma substância derivada de cannabis (maconha). A substância não é regulamentada pela lei japonesa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Polícia japonesa inspeciona fábrica de doces, por suposto produto derivado da maconha.
A prefeitura de Osaka confirmou que uma empresa da cidade produz balas de goma com uma substância derivada do cannabis. Segundo a polícia, algumas pessoas que consumiram as balas apresentaram intoxicação alimentar. Foto: NHK News.

Segundo alguns boletins de ocorrência da polícia, pessoas adoeceram e foram levadas ao hospital, após elas comerem balas de goma produzidas por essa empresa.

O prefeito de Osaka, Hideyuki Yokoyama, disse em uma entrevista que as autoridades de saúde conduziram uma inspeção na fábrica da empresa, localizada em Osaka. A inspeção foi a pedido do Governo Metropolitano de Tóquio, com base na lei de segurança alimentar.

De acordo com as informações da embalagem do produto, a bala tem uma substância em sua composição derivada da maconha, chamada de HHCH. Os fiscais chegaram a ver uma substância em pó dentro da fábrica, onde os funcionários do local afirmaram ser o ingrediente para fabricação das balas. Só nesse momento que a fiscalização explicou, aos funcionários, que essa substância é o HHCH.

Embora a fiscalização tenha encontrado a raiz do problema, o prefeito Yokoyama informou que os fiscais não conseguiram analisar ou testar a substância naquele momento, porque a cidade não tem poder regulatório para essa situação.

Yokoyama também disse que se o HHCH representar um risco à saúde pública, a substância deverá ser regulamentada o mais rápido possível. "A cidade de Osaka precisa trabalhar com o governo nacional para lidar com este caso", afirmou o prefeito.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Protesto contra Israel.

Homem destrói o próprio carro em frente da Embaixada de Israel em Tóquio.


Tóquio - Na manhã desta quinta-feira, 16 de novembro, a polícia registrou um incidente perto da entrada da Embaixada de Israel em Tóquio. Um policial ficou ferido.

www.nikkeyon.blogspot.com
Homem destrói o próprio carro em frente da Embaixada de Israel em Tóquio.
Nesta quinta-feira, 16 de novembro, um incidente foi registrado perto da Embaixada de Israel em Tóquio. Um carro invadiu uma rua com trânsito proibido e bateu contra uma barricada de segurança. O motorista foi preso em flagrante e um policial ficou ferido. Foto: Reuters.

No local, um pequeno carro, de cor preta, invadiu uma área proibida para o trânsito e acabou colidindo contra uma barricada de segurança. Um agente policial, que fazia a segurança da entrada, acabou sendo atropelado pelo carro. De acordo com a polícia, acredita-se que o "acidente de carro" foi provocado em sinal de protesto, contra a invasão e o bombardeio israelense na Faixa de Gaza. 

A polícia de Tóquio prendeu em flagrante o motorista do carro. O homem foi identificado como Shinobu Sekiguchi, 53 anos, membro de um grupo de ideais políticos de direita, segundo a mídia local.

Cerca de seis horas antes do incidente, alguém escreveu uma postagem na rede social X dizendo: "Israel é culpado por invadir a Faixa de Gaza". A polícia acredita que foi Sekiguchi que escreveu essa mensagem de protesto.

O embaixador de Israel no Japão, Gilad Cohen, disse que ficou chocado com o acontecido, em uma postagem nas redes sociais. Cohen agradeceu à polícia por garantir sua segurança.

A colisão do carro ocorreu por volta das 11 horas, numa rua próxima da Embaixada de Israel em Tóquio. Nos últimos dias, o local tem sido palco de várias manifestações pró-palestinianas, contra o bombardeio de Israel nas regiões da Faixa de Gaza que já matou vários civis inocentes.

Segundo um morador do local do incidente, a polícia já tinha reforçado a segurança do local. Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro, várias barricadas temporárias foram montadas na entrada da embaixada israelense em Tóquio.

Em 13 de outubro, um incidente contra Israel também foi registrado na China. Um funcionário da embaixada israelense em Pequim foi esfaqueado em frente de um supermercado por um desconhecido. O israelense foi hospitalizado e não corre risco de vida. O agressor, um estrangeiro na China, foi preso pela polícia chinesa. 


Fontes: Thompson Reuters / Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Famílias estão gastando menos.

PIB do Japão fica abaixo do esperado durante o 3ª trimestre deste ano.


Tóquio - No terceiro trimestre deste ano, entre julho e setembro, o produto interno bruto do Japão (PIB) apresentou um encolhimento da economia do país. É a primeira contração deste ano, num contexto de fracos gastos por parte da população e das empresas.

www.nikkeyon.blogspot.com
PIB do Japão fica abaixo do esperado durante o 3ª trimestre deste ano.
O produto interno bruto do Japão (PIB) contraiu no terceiro trimestre deste ano, registrando -2,1%. Foto: NHK News.

O governo japonês afirma que o PIB do país ficou abaixo de zero, registrando -2,1%, sendo uma contração alta dentro desse período. Analistas da FactSet esperavam uma queda de 0,1%, na comparação trimestral. No trimestre anterior, entre abril e junho, o PIB do Japão ficou acima de 4%.

O consumo pessoal teve uma queda de 0,04% no terceiro trimestre. Embora tenha apresentado uma pequena queda, esse consumo é responsável por mais da metade do PIB japonês. As famílias passaram a gastar com mais cuidado nesse período, por causa dos sucessivos aumentos de preços dos produtos nos supermercados.

Os investimentos corporativos, como gastos de empresas com edifícios e equipamentos, diminuíram 0,6% no último trimestre.

Já o saldo da balança comercial do período, as exportações do Japão cresceram 0,5%, ajudadas pelas remessas de automóveis novos para outros países. Mas o crescimento nas exportações acabou ficando abaixo das importações, que registrou um aumento de 1% no terceiro trimestre.


Fontes: NHK News / Google.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Ajuda de um veículo inteligente.

Pequeno veículo autônomo é testado nas redondezas de um hospital do Japão.


Kobe - Entre um centro médico e uma estação ferroviária na cidade de Himeji, província de Hyogo, um pequeno veículo autônomo é testado por pessoas que costumam ir até o hospital, para fazer algum tipo de consulta médica.

www.nikkeyon.blogspot.com
Pequeno veículo autônomo é testado nas redondezas de um hospital do Japão.
No início desta semana, um pequeno veículo autônomo foi testado na cidade de Himeji, província de Hyogo, entre a estação de trem e um centro médico. O veículo procura atender pessoas vulneráveis, que tem problemas de locomoção. Foto: NHK News.

O veículo está sendo testado para transportar pessoas vulneráveis, que tem dificuldades de se locomover até o hospital. A rota percorrida pelo aparelho é predefinida, podendo percorrer a uma distância de até 1,2 km. A velocidade máxima atingida pelo veículo é de 6 km/h.

Durante o teste, o aparelho foi capaz de detectar pedestres e obstáculos à sua frente. Ele também anuncia o condutor quando vai virar à direita, ou esquerda, e quando pára, ou avança, os cruzamentos com sinais de trânsito. Nos testes de segunda-feira e terça-feira, o veículo conseguiu percorrer o percurso estabelecido em 20 minutos.

"O carrinho parece ser seguro. Ele sempre verifica as condições do entorno da região e me notifica antes de fazer as conversões", disse uma passageira que participou do teste.

A prefeitura de Himeji pretende analisar mais a eficácia do veículo, como meio de transporte para usuários hospitalares.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON!: Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Renunciou por não pagar imposto.

Ministro do Japão renuncia o cargo por inadimplência fiscal.


Tóquio - Nesta segunda-feira, 13 de novembro, o governo do Japão aprovou a renúncia do Ministro de Estado das Finanças, Kenji Kanda, por ele não pagar os impostos de sua empresa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ministro do Japão renuncia o cargo por inadimplência fiscal.
O Ministro do Estado das Finanças do Japão, Kenji Kanda, renunciou seu cargo nesta segunda-feira, 13 de novembro, após a comprovação de que ele estava com os impostos de sua empresa atrasados. Foto: NHK News.

O primeiro-ministro Fumio Kishida decidiu substituí-lo rapidamente, alegando que a questão não deveria atrasar as deliberações da Dieta.

Kenji Kanda, um contador fiscal certificado e agora ex-legislador da Câmara Baixa, tinha admitido na semana passada que sua empresa estava em atraso no pagamento de impostos sobre a propriedade.

Autoridades fiscais já tinham apreendido quatro vezes os terrenos e edifícios da empresa de Kanda, por atrasar os impostos. Ele se desculpou pelo ocorrido em uma sessão da Dieta.

A renúncia de Kanda ocorreu após uma revista japonesa noticiar, na semana passada, a inadimplência fiscal do político. Os partidos de oposição, assim que souberam do caso, pediram sua renúncia imediata. Alguns responsáveis da coligação no poder expressaram preocupações, pois a questão poderia afetar os procedimentos da Dieta.

No mês passado, o Ministro Estadual da Justiça e o Vice-Ministro Parlamentar da Educação, ex-membros do gabinete de Kishida, renunciaram seus cargos. Um duro golpe de confiança para o primeiro-ministro japonês.

O ex-Ministro das Finanças (Kanda) foi eleito para a Câmara Baixa quatro vezes, por um distrito na província de Aichi. Em setembro deste ano, Kanda tinha sido nomeado para o cargo do Ministério de Estado das Finanças, na remodelação do Gabinete de Kishida.

O substituto de Kanda foi anunciado na noite desta segunda-feira. O novo ministro é Ryosei Akazawa, do Partido Liberal Democrata.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Fotos entre foguetes.

Cidade japonesa está oferecendo serviço de fotos de casamento em base aeroespacial.


Kagoshima - Kimotsuki Town, na província de Kagoshima, é conhecida como "a cidade espacial" da região de Kyushu. O local abriga o Centro Espacial Uchinoura, de onde são lançados os foguetes da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Cidade japonesa está oferecendo serviço de fotos de casamento em base aeroespacial.
A cidade de Kimotsuki, província de Kagoshima, está  oferecendo um serviço exclusivo para os contribuintes que doam dinheiro para o município: sessão de fotos matrimoniais no Centro Espacial Uchinoura. Foto: NHK News.

Recentemente, o centro espacial passou a oferecer um serviço exclusivo para casais que contribuem para o programa de doação de impostos do município: tirar fotos de casamento em meio de foguetes e prédios do local.

A sessão de fotos matrimoniais é oferecida para quem doar ao município, pelo menos, 250 mil ienes (cerca de US$ 1.650) no âmbito do esquema nacional "furusato nozei". O programa é um sistema tributário japonês que recebe doações e retribui os contribuintes doadores com deduções do imposto de renda e presentes.

O serviço de fotos matrimoniais é chamado de "Rocket Photo Wedding". As autoridades municipais de Kimotsuki comparam o casamento como lançamento de foguetes: ambas as situações envolvem o esforço coletivo de muitas pessoas e simbolizam algo feito com amor e entusiasmo.

A cidade espera transformar a sessão especial de fotos em um momento único do casal, com lembranças inesquecíveis para uma vida toda. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 12 de novembro de 2023

Rixa entre China e Japão.

China suspende a importação de carpas ornamentais do Japão.


Tóquio - Na sexta-feira, 10 de novembro, autoridades do governo japonês informaram que a China não solicitou a permissão para a importação de carpas japonesas Nishikigoi. Com isso, os embarques de peixes ornamentais, do Japão para China, foram suspensos.

www.nikkeyon.blogspot.com
China suspende a importação de carpas ornamentais do Japão.
China suspende a importação de carpas ornamentais Nishikigoi do Japão. O governo chinês ainda não deu explicações dos motivos da suspensão comercial dos peixes. Foto: NHK News.

O Ministro das Pescas, Ichiro Miyashita, disse que o governo do Japão apresentou documentos de exportação das carpas para os chineses, mas eles ainda não informaram a conclusão do processo. Miyashita acrescentou que o prazo do comércio de exportação expirou no final do mês passado (outubro).

A China é o maior comprador mundial de carpas Nishikigoi do Japão. No ano passado, os chineses compraram uma quantia no valor de 1,2 bilhão de ienes em peixes ornamentais "made in Japan", o equivalente a quase 8 milhões de dólares.

De acordo com as autoridades do Japão, as carpas são obrigadas a passar por quarentena, em instalações japonesas aprovadas pela China.

Em julho deste ano, o governo da China suspendeu todas as importações de frutos do mar do Japão, devido à liberação no mar da água radioativa tratada (e diluída) da usina nuclear Fukushima Daichi.

Miyashita explicou para os repórteres que as carpas Nishikigoi são criadas em tanques de piscicultura, ambiente muito diferente de peixes do oceano. O ministro também disse que não vê nenhuma ligação entre a suspensão de comércio de peixes ornamentais com a proibição dos frutos do mar.

"A China tem aplicado medidas que não são baseadas em evidências científicas. O Japão continuará a pressionar o governo chinês, para que abandone medidas irracionais que prejudicam os laços comerciais entre os dois países", lamentou Miyashita.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 11 de novembro de 2023

Aumento inadequado.

Kishida e ministros terão que devolver parcela aumentada dos próprios salários.


Tóquio - Na quinta-feira, 9 de novembro, o principal porta-voz do governo do Japão afirmou que o primeiro-ministro, seus ministros e alguns outros funcionários de alto escalão deverão devolver seus aumentos salariais aos cofres do Estado. Mas isso ocorrerá se um projeto de lei, sobre aumento salarial para altos cargos públicos, for aprovado.

www.nikkeyon.blogspot.com
Kishida e ministros terão que devolver parcela aumentada dos próprios salários.
Se um projeto de lei for aprovado, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, deverá ter que devolver seu aumento salarial aos cofres públicos. Foto: NHK News.

O secretário-chefe de gabinete, Hirokazu Matsuno, disse aos repórteres que as deliberações, sobre o projeto de lei na Dieta, estão em andamento. De acordo com o projeto, o salário do primeiro-ministro Fumio Kishida aumentaria em 460 mil ienes, cerca de 3 mil dólares, por ano. A remuneração dos ministros também aumentaria, mas seria em 320 mil ienes, ou cerca de 2.100 dólares.

Alguns membros do governo japonês, e da oposição, disseram que o aumento salarial é inadequado. Eles afirmam que o aumento seria injusto porque uma grande parte da população japonesa tem enfrentado dificuldades financeiras nos últimos tempos, como a inflação alta e a perda do poder de compra.

Matsuno informou que os altos funcionários não têm intenção de se beneficiarem com o projeto. Entretanto, ele acrescentou que o governo não deve causar a desconfiança pública. Se o projeto for aprovado, Kishida, os ministros e alguns outros altos funcionários planejam devolver os aumentos aos cofres do Estado.

Entre os altos funcionários do governo central, há pessoas em vários cargos onde seus salários são revistos de acordo com os aumentos salariais de funcionários públicos comuns.

"Peço a compreensão para a aprovação antecipada do projeto de lei. É apropriado continuar as revisões dos salários dos políticos em linha com os aumentos salariais do setor privado", disse Matsuno. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.