Ministro do Japão renuncia o cargo por inadimplência fiscal.
Tóquio - Nesta segunda-feira, 13 de novembro, o governo do Japão aprovou a renúncia do Ministro de Estado das Finanças, Kenji Kanda, por ele não pagar os impostos de sua empresa.
www.nikkeyon.blogspot.com
O primeiro-ministro Fumio Kishida decidiu substituí-lo rapidamente, alegando que a questão não deveria atrasar as deliberações da Dieta.
Kenji Kanda, um contador fiscal certificado e agora ex-legislador da Câmara Baixa, tinha admitido na semana passada que sua empresa estava em atraso no pagamento de impostos sobre a propriedade.
Autoridades fiscais já tinham apreendido quatro vezes os terrenos e edifícios da empresa de Kanda, por atrasar os impostos. Ele se desculpou pelo ocorrido em uma sessão da Dieta.
A renúncia de Kanda ocorreu após uma revista japonesa noticiar, na semana passada, a inadimplência fiscal do político. Os partidos de oposição, assim que souberam do caso, pediram sua renúncia imediata. Alguns responsáveis da coligação no poder expressaram preocupações, pois a questão poderia afetar os procedimentos da Dieta.
No mês passado, o Ministro Estadual da Justiça e o Vice-Ministro Parlamentar da Educação, ex-membros do gabinete de Kishida, renunciaram seus cargos. Um duro golpe de confiança para o primeiro-ministro japonês.
O ex-Ministro das Finanças (Kanda) foi eleito para a Câmara Baixa quatro vezes, por um distrito na província de Aichi. Em setembro deste ano, Kanda tinha sido nomeado para o cargo do Ministério de Estado das Finanças, na remodelação do Gabinete de Kishida.
O substituto de Kanda foi anunciado na noite desta segunda-feira. O novo ministro é Ryosei Akazawa, do Partido Liberal Democrata.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário