Vídeo falso do primeiro-ministro japonês gera polêmica nas redes sociais.
Tóquio - Na última semana, um vídeo falso do primeiro-ministro Fumio Kishida provocou polêmica no Japão. No vídeo, o "Fake Kishida" aparece fazendo declarações vulgares em um programa japonês de notícias. O criador da "fake news" também utilizou o logotipo do canal NTV em sua filmagem, irritando a emissora de TV.
www.nikkeyon.blogspot.com
Observando atentamente, percebe-se que o vídeo foi criado usando inteligência artificial (IA) generativa. Durante as declarações falsas, o rosto do primeiro-ministro Fumio Kishida aparece sobreposto a uma pessoa vestida de terno. É possível notar que a filmagem não é natural, mostrando as expressões faciais de Kishida estáticas. Só a boca do ministro estava se mexendo, parecendo com um boneco.
"É imperdoável que a transmissão e o logotipo do nosso programa tenham sido utilizados em um vídeo falso", disse um representante da NTV em uma entrevista. No vídeo falso é possível ver o logotipo do programa de notícias "Nippon TV News 24" e a enganosa ideia de estar sendo transmitido ao vivo.
O vídeo do "Fake Kishida" apareceu em plataformas de mídia social no Japão, como o "X" (antigo Twitter). Após gerar polêmicas nas redes sociais, o vídeo foi deletado.
O criador da "fake news" afirmou o seguinte após a polêmica: "Eu não tinha a intenção de insultar ou atacar o primeiro-ministro pessoalmente. Eu só usei sua imagem como um ícone de celebridade".
Ao dar sua explicações para a imprensa, o homem de 25 anos, morador da província de Osaka, disse que ele fez o vídeo em menos de uma hora, usando um software gratuito da internet. A voz de Kishida no "fake video" foi gerada por IA, que conseguiu copiar exatamente a forma como o primeiro-ministro fala.
"Achei que tinha conseguido um equilíbrio certo nas imagens das declarações do falso Kishida. Mostrei que estava brincando, fazendo a boca do falso primeiro-ministro abrir e fechar de uma maneira obviamente não natural. Peço minhas sinceras desculpas por ter usado o logotipo da NTV", disse o criador da brincadeira sem graça.
O homem do "Fake Kishida" também afirmou que frequentemente criava e postava vídeos nas redes sociais. Ele usa políticos, celebridades e personagens de anime como um hobby de humor.
Embora aceita que a crítica é o preço que deve pagar pela postagem do falso vídeo nas redes sociais, o homem apenas queixou-se a forma como isso viralizou negativamente. "Sinto que tenho nenhum controle sobre isso", lamentou ele.
Fonte: The Asahi Shimbun.
Nenhum comentário:
Postar um comentário