PIB do Japão fica abaixo do esperado durante o 3ª trimestre deste ano.
Tóquio - No terceiro trimestre deste ano, entre julho e setembro, o produto interno bruto do Japão (PIB) apresentou um encolhimento da economia do país. É a primeira contração deste ano, num contexto de fracos gastos por parte da população e das empresas.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
O produto interno bruto do Japão (PIB) contraiu no terceiro trimestre deste ano, registrando -2,1%. Foto: NHK News. |
O governo japonês afirma que o PIB do país ficou abaixo de zero, registrando -2,1%, sendo uma contração alta dentro desse período. Analistas da FactSet esperavam uma queda de 0,1%, na comparação trimestral. No trimestre anterior, entre abril e junho, o PIB do Japão ficou acima de 4%.
O consumo pessoal teve uma queda de 0,04% no terceiro trimestre. Embora tenha apresentado uma pequena queda, esse consumo é responsável por mais da metade do PIB japonês. As famílias passaram a gastar com mais cuidado nesse período, por causa dos sucessivos aumentos de preços dos produtos nos supermercados.
Os investimentos corporativos, como gastos de empresas com edifícios e equipamentos, diminuíram 0,6% no último trimestre.
Já o saldo da balança comercial do período, as exportações do Japão cresceram 0,5%, ajudadas pelas remessas de automóveis novos para outros países. Mas o crescimento nas exportações acabou ficando abaixo das importações, que registrou um aumento de 1% no terceiro trimestre.
Fontes: NHK News / Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário