Japão quer tomar todas providências para evitar a queda do iene.
Tóquio - "O Banco do Japão está de prontidão para tomar todas as medidas possíveis para conter a volatilidade excessiva do mercado cambial", disse Masato Kanda na quarta-feira, 1 de novembro.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
O Banco do Japão ficará de prontidão no mercado de câmbio, para evitar a queda excessiva da moeda japonesa. Fonte: NHK News. |
Esta foi a última advertência verbal do vice-ministro das Finanças para assuntos internacionais. No início desta semana, as vendas de ienes aceleraram no mercado cambial, apesar dos temores de intervenção do Banco do Japão.
Na terça-feira, o Banco do Japão afrouxou seu controle sobre os rendimentos dos títulos governamentais de longo prazo. Foi permitido que os rendimentos desses títulos (de 10 anos) subissem acima do teto anterior de 1,0%. No entanto, o banco continuou mantendo a flexibilização monetária.
"Estamos prontos para agir, sem descartar todas as opções possíveis contra a volatilidade excessiva. Estamos de prontidão", disse Kanda aos repórteres.
Tradicionalmente, as autoridades japonesas emitem avisos antes de intervir no mercado cambial. A intervenção anterior, de compra de ienes e venda de dólares, foi realizada há cerca de um ano atrás, para contrariar o que foi descrito como a depreciação rápida e unilateral do iene.
Kanda informou que as recentes movimentações do iene são excessivas. Ele acrescentou que medidas apropriadas devem ser tomadas, devido ao impacto da variação cambial nos meios de subsistência da população do Japão.
Durante o horário do mercado financeiro norte-americano, o dólar foi negociado em torno de 151 ienes, chegando a subir para 151,74 ienes nas negociações cambiais em Nova York.
A crescente disparidade das taxas de juros, entre o Japão e os Estados Unidos, tem sido um fator importante do enfraquecimento da moeda japonesa. O Federal Reserve (o Banco Central dos EUA) tem aumentado agressivamente as taxas de juros para combater a inflação americana.
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário