Após erupção de um vulcão, nova ilha surge na cadeia de Ogasawara.
Tóquio - A base aérea da Força de Autodefesa Marítima (MSDF) na ilha de Iwoto (no Oceano Pacífico, 1.000 km de Tóquio) confirmou em 1 de novembro que uma nova ilhota surgiu próxima da costa. A ilhota se formou no meio do mar, através de atividades vulcânicas.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Uma nova ilhota surgiu na costa da ilha de Iwoto em 1 de novembro, através da atividade vulcânica no fundo do mar. Foto: MSDF. |
As pessoas que estão na ilha de Iwoto disseram que ouviram um grande barulho na última quarta-feira. Quando elas foram ver o que estava acontecendo na região, uma grande erupção estava expelindo rochas e fumaça no ar, bem na superfície do mar.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA), tremores vulcânicos foram detectados na ilha de Iwoto, seguidos por erupções, desde do dia 21 de outubro. A ilhota se formou perto da cratera do vulcão submarino.
Devido à atividade vulcânica, a própria ilha de Iwoto tem aumentado de tamanho. Em junho deste ano, pedras-pomes foram encontradas no mar, perto da ilha. Acredita-se que as pedras-pomes foram expelidas pelo vulcão submarino.
"É possível que uma grande quantidade de rochas e pedras ejetadas da cratera, no fundo do mar, tenha se acumulado e criado a ilhota", disse um funcionário da JMA.
Fonte: The Asahi Shimbun.
Nenhum comentário:
Postar um comentário