Água encanada é restaurada em algumas regiões da Península de Noto, após o grande terremoto do Ano Novo.
Kanazawa - No sábado, 10 de fevereiro, cerca de 35 famílias voltaram a ter água encanada em Suzu, província de Ishikawa. Desde o dia 1 de janeiro, após o grande terremoto, que a população estava sem o abastecimento de água da cidade.
www.nikkeyon.blogspot.com
Um morador de Suzu comemorou dizendo para a reportagem: "Muitas vezes precisei carregar baldes de água para lavar roupa. Agora fico muito feliz por ter de volta água encanada em minha casa."
Na cidade de Wajima, também na província de Ishikawa, cerca de 10 mil famílias, incluindo empresas nessa soma, ainda estão sem água encanada.
A prefeitura de Wajima iniciou um serviço de ônibus no último domingo, 11 de fevereiro, para levar os moradores locais até a cidade de Hakui. Em Hakui, a população de Wajima pode tomar banho em uma instalação que consegue atender muitas pessoas. As inscrições para "o banho em Hakui" devem ser feitas antecipadamente, bem antes de todo mundo entrar no ônibus para a viagem.
Mesmo após o grande terremoto do Ano Novo, cerca de 15 pessoas da Península de Noto morreram de causas suspeitas, por alguma coisa relacionada ao desastre.
Yoshihiro Okumura, professor da Universidade de Kansai, disse que os idosos são as pessoas que mais sofrem em caso de catástrofes naturais. Eles, provavelmente, ficam sobrecarregados com a necessidade de se adaptarem ao novo ambiente.
Okumura também disse: "Uma pessoa não pode se sentir segura só porque foi evacuada. É importante lembrar que os idosos precisam de apoio de outras pessoas após a realocação. Todas as pessoas devem manter estes pontos importantes em mente e tomar medidas preventivas."
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário