quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Transplante polêmico no Japão.

Médicos japoneses planejam transplantar rim de porco em feto humano.


Tóquio - Uma equipe de médicos da Escola de Medicina da Universidade Jikei, em Tóquio,  está planejando executar um transplante de órgãos inédito no país: transplantar um rim de porco em um feto humano.

www.nikkeyon.blogspot.com
Médicos japoneses planejam transplantar rim de porco em feto humano.
Uma equipe médica da Escola de Medicina da Universidade Jikei, liderada pelo professor doutor Takashi Yokoo, pretende executar o primeiro transplante de rim de porco em um feto humano no Japão. O pedido para tal procedimento médico será apresentado ao comitê governamental até o final do ano. Foto: NHK News.

O professor doutor Takashi Yokoo, que lidera uma equipe médica de pesquisa, irá apresentar um pedido formal ao comitê governamental até o final do ano, para liberar o transplante inédito no Japão.

Os pesquisadores explicaram que esperam transplantar rins de fetos de porcos em fetos humanos com síndrome de Potter. Os fetos humanos com a síndrome não conseguem produzir urina, pois seus rins não funcionam. O inédito transplante tem o objetivo de ser apenas uma medida temporária.

As rejeições resultantes de transplantes entre espécies diferentes têm sido um grande desafio. Entretanto, a equipe de pesquisadores acredita que é improvável que rejeições possam ocorrer nesse tipo de procedimento médico, devido ao pouco tempo que o órgão do porco ficará no corpo do bebê. Os médicos disseram que o rim de porco será retirado, assim que a criança consiga fazer a diálise do sangue.

Os xenotransplantes (transplantes de tecidos em espécies diferentes) têm várias questões éticas que desafiam a sociedade e a ciência. 

Os investigadores que analisam o caso, tentarão conseguir a aprovação pública e irão proceder com cuidado. Eles esperam que os comitês de triagem ética, em instalações de pesquisa, aprovem a medida. Se tudo der certo, esse será o primeiro transplante entre espécies no Japão.

O doutor Yokoo acredita que este é um tratamento esperançoso para crianças com síndrome de Potter. O médico também disse que sua equipe examinará a segurança do procedimento médico, determinando se a medida é socialmente aceita. Além disso, toda a equipe médica estudará os aspectos éticos do procedimento médico e sua eficácia.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário