quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Volta às aulas em Ishikawa.

Estudantes das escolas públicas de Wajima retornam às aulas após o terremoto.


Kanazawa - Nesta terça-feira, 6 de fevereiro, todas as escolas públicas da cidade de Wajima, província de Ishikawa, voltaram a funcionar normalmente, após 4 semanas com as aulas paralisadas por causa do grande terremoto do dia 1 de janeiro.

www.nikkeyon.blogspot.com
Estudantes das escolas públicas de Wajima retornam às aulas após o terremoto.
Estudantes das escolas públicas de Wajima, província de Ishikawa, retornaram os estudos nesta terça-feira, 6 de fevereiro, após 4 semanas de aulas paralisadas por causa do terremoto do dia 1 de janeiro. Foto: NHK News.

Entretanto, os estudantes das seis escolas primárias e uma escola secundária de Wajima começaram a frequentar uma única instituição de ensino, utilizando o prédio de uma outra escola secundária municipal, localizado no centro da cidade. A reportagem não explica o porquê, mas acredito que muitas escolas foram danificadas pelo terremoto, impossibilitando o retorno às aulas.

Por volta das 8h30 da manhã desta terça-feira, crianças e seus responsáveis apareceram na nova escola e cumprimentaram seus professores. Uma menina da terceira série disse que está feliz em ver seus amigos. Agora, ela quer voltar a brincar com eles.

A mãe dessa menina disse que a filha ficou muito assustada com as consequências do terremoto. Felizmente, agora ela está contente em rever seus amigos de escola.

O conselho de educação de Wajima informou que as crianças vieram conhecer a nova escola no primeiro dia de aula do ano. Além disso, a instituição passará a oferecer atendimento psicológico para as crianças, tudo aos cuidados de um conselheiro escolar.

As autoridades do município estão planejando aulas on-line para os residentes evacuados. Crianças que foram morar fora da cidade de Wajima, e outras que não podem vir até a escola, poderão assistir às aulas com o uso de tablets e internet, sem perder o contato com amigos e professores.

Cerca de 65 escolas públicas, em 9 cidades da província de Ishikawa, permaneceram fechadas por algum tempo, depois do grande terremoto do Ano Novo. Atualmente, todas as instituições de ensino de Ishikawa já conseguiram retomar as aulas.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário