No dia de seu aniversário, Naruhito transmite condolências às vítimas do terremoto de Noto.
Tóquio - Nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, o imperador do Japão completou 64 anos de idade. Antes de fazer o seu discurso público, Naruhito falou com os repórteres no Palácio Imperial de Tóquio.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Naruhito, a imperatriz Masako e a princesa Aiko na varanda do Palácio Imperial de Tóquio, cumprimentando a multidão durante as comemorações do aniversário de 64 anos do imperador. Foto: Kyodo News. |
Ele refletiu sobre os acontecimentos que ocorreram recentemente no Japão. O que mais marcou em sua memória foi o terremoto da Península de Noto, que destruiu cidades na província de Ishikawa, em 1 de janeiro deste ano.
O imperador transmitiu condolências aos familiares daqueles que morreram no grande terremoto do Ano Novo. Seu coração dói profundamente ao pensar que a atividade sísmica deixou tantas pessoas mortas, desaparecidas e desalojadas.
Naruhito pretende visitar as áreas atingidas pelo terremoto, junto com a imperatriz Masako. Ele definirá a data da viagem depois de considerar a situação do trabalho de recuperação, assim como os sentimentos dos sobreviventes, funcionários de governo e de outras pessoas da região afetada pelo desastre.
Em maio deste ano, o imperador completa cinco anos de seu mandato no trono. Durante esses anos, ele afirmou que vem tentando se comunicar com seus súditos, interagindo com eles e apoiando-os tanto quanto possível. Ele procurou ouvir muitas pessoas durante suas viagens, refletindo suas situações, seus sentimentos e o que a Família Imperial deveria fazer por elas.
Escutar o povo será uma abordagem que Naruhito levará muito a sério. Ele irá consultar a imperatriz Masako sobre as palavras dos súditos, quando ela também estiver com ele para participar de eventos e visitar as áreas atingidas pelo terremoto.
Sobre sua filha, a princesa Aiko, o imperador comentou sobre seu futuro trabalho na Cruz Vermelha do Japão que começará em abril, após sua formatura na universidade. Ele disse que a princesa terá um número crescente de compromissos imperiais em breve, mas espera que ela continue a comprometer-se seriamente com o trabalho, sentindo sempre compaixão e gratidão.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário