sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Robôs no kombini.

Family Mart irá implantar robôs em suas lojas de conveniência do Japão.


Tóquio - Com a redução da população japonesa, as lojas de conveniência têm encontrado dificuldades para encontrar novos funcionários, chegando a contratar estrangeiros e até idosos aposentados nos kombinis do Japão. Como a oferta de mão de obra ainda é baixa, algumas redes de lojas estão planejando a introdução de robôs no quadro de funcionários, permitindo que gestores trabalhem remotamente.

www.nikkeyon.blogspot.com
Family Mart irá implantar robôs em suas lojas de conveniência do Japão.
Um robô sendo testado em uma loja de conveniência em Tóquio. Com a escassez de mão de obra, os robôs têm sido a alternativa para preencher o quadro de funcionários das lojas no Japão. Foto: NHK News.

Uma dessas redes de lojas, o Family Mart, irá implantar os primeiros robôs de limpeza, com câmeras e funções de IA (inteligência artificial). Até o final de fevereiro deste ano, cerca de 300 lojas da rede no Japão serão beneficiadas com essa nova tecnologia.

Os desenvolvedores estão planejando adicionar uma nova função nos robôs dentro de um ano. Essa nova função permitirá que os gerentes das lojas monitorem as prateleiras em tempo real, através de câmeras e IA. Isso permitirá que os funcionários sejam informados, com mais precisão, sobre o reabastecimento das mercadorias nas lojas. 

Futuramente, a inteligência artificial será capaz de instruir automaticamente os funcionários dos kombinis, informando o tempo certo para reabastecer as prateleiras.

Hiroshi Takahashi, funcionário da Family Mart, disse que a empresa espera melhorias na eficiência operacional das lojas. Assim, as melhorias atrairiam mais pessoas para trabalhar como gerentes de lojas de conveniência.

As cadeias de lojas de conveniência estão, cada vez mais, usando novas tecnologias. O uso da inteligência artificial irá facilitar a logística da empresa, como a melhora da eficiência dos pedidos de compras (por exemplo). Agora falta convencer as poucas pessoas a trabalharem com essa tecnologia... 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário