Japão é ultrapassado pela Alemanha e país cai para a 4ª posição na economia global.
Tóquio - Nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, o governo japonês anunciou os números preliminares do PIB do Japão em 2023. Após várias especulações de economistas japoneses, o que era uma previsão se tornou realidade: o Japão perdeu seu lugar como terceira maior economia do mundo para a Alemanha.
www.nikkeyon.blogspot.com
O Produto Interno Bruto nominal 2023 do Japão ascendeu a 591,5 bilhões de ienes, ou cerca de 4,2 bilhões de dólares (com base na taxa de câmbio média do ano passado). O PIB preliminar de 2023 da Alemanha ficou em quase 4,5 bilhões de dólares, ultrapassando o PIB do Japão.
A economia japonesa foi a segunda maior do mundo durante décadas, iniciado em 1968. Em 2010, a economia da China superou a economia do Japão, deixando o país nipônico em terceiro lugar do mundo, isso até 2022. Para se ter uma ideia, a população da Alemanha é cerca de dois terços do tamanho do Japão.
Desde que a bolha econômica do Japão estourou no início da década de 1990, o crescimento da economia japonesa, lento e prolongado, e a deflação restringiram tanto os gastos da população japonesa como o investimento empresarial.
Embora a moeda japonesa desvalorizada reduza o valor da economia do Japão, em termos de dólares, a inflação mais elevada na Alemanha ajudou a impulsionar o crescimento nominal do PIB alemão.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário