domingo, 18 de fevereiro de 2024

Dessa vez o foguete foi!

Agência Espacial do Japão confirma o lançamento bem-sucedido do foguete H3.


Kagoshima - Na manhã deste sábado, 17 de fevereiro, muitas pessoas acompanharam de perto o lançamento do novo foguete espacial H3 no Centro Espacial de Tanegashima, província de Kagoshima. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Agência Espacial do Japão confirma o lançamento bem-sucedido do foguete H3.
Na manhã deste sábado, 17 de fevereiro, a JAXA confirmou que o lançamento do foguete espacial H3 foi um completo sucesso e que a aeronave atingiu a órbita planejada. Foto: NHK News.

Após quase 1 ano do fracasso do primeiro lançamento, a segunda tentativa de colocar o foguete no espaço foi bem-sucedida, deixando toda a equipe da agência espacial japonesa eufórica com o sucesso.

O lançamento do foguete aconteceu às 9h22. A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) informou que o H3 atingiu sua órbita planejada.

Em março de 2023, o primeiro lançamento do foguete terminou em fracasso, depois que o motor do segundo estágio não funcionou durante o voo. Como a espaçonave não atingiu a altitude necessária para entrar em órbita, por causa da falha do motor, todo o aparelho se autodestruiu no céu. O foguete destruído custou US$ 1,5 bilhão e levou dez anos para ficar pronto.

Em entrevista coletiva na tarde de sábado, o presidente da JAXA, Hiroshi Yamakawa, disse que não poderia estar mais feliz e nem mais aliviado. Ele apreciou os esforços de todos os envolvidos para o sucesso do segundo lançamento do foguete.

O gerente do projeto, Masashi Okada, disse que um fardo pesado foi retirado de sua consciência. O lançamento do foguete espacial merece uma nota alta.

Okada observou que a fronteira entre o sucesso e o fracasso é vago. Os resultados deste sábado indicam que tudo saiu conforme o planejado pela agência espacial.

"Esta foi o segundo e bem-sucedido lançamento do foguete H3 no espaço. O verdadeiro desafio ainda está por vir. Quero continuar trabalhando no desenvolvimento do H3 e manter o projeto nos trilhos", disse Okada.


Fontes: NHK News / UOL .


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário