sábado, 10 de fevereiro de 2024

Morre o mestre da música clássica.

Maestro Seiji Ozawa morre aos 88 anos.


Tóquio - Na última terça-feira, 6 de fevereiro, faleceu Seiji Ozawa, o maior maestro japonês de renome internacional do Japão pós-guerra. Ele tinha 88 anos e sofreu uma insuficiência cardíaca em sua casa, na capital Tóquio.

www.nikkeyon.blogspot.com
Maestro Seiji Ozawa morre aos 88 anos.
Na terça-feira, 6 de fevereiro, faleceu o famoso maestro japonês Seiji Ozawa, aos 88 anos. Ele sofreu uma insuficiência cardíaca em sua casa, em Tóquio. Foto: The Asahi Shimbun.

Um funeral foi realizado por seus parentes mais próximos. Uma cerimônia de homenagens ao maestro será planejado em uma data a ser agendada pela família.

Ozawa nasceu em Shenyang, na China, em 1935. Ele mostrou talento precoce como pianista, mas acabou mudando suas habilidades para a regência musical, após machucar os dedos das mãos durante uma partida de rugby.

Sob a tutela do compositor Naozumi Yamamoto e do renomado violoncelista Hideo Saito, o jovem Ozawa iniciou seus estudos de regência no ensino médio.

Depois de se formar aos 20 anos, na Faculdade de Drama e Música Toho Gakuen, Ozawa mudou-se para a Europa em 1959. No exterior, ele acabou sendo o primeiro japonês a vencer o concurso internacional de Besançon, destinado para jovens maestros.

Ainda na Europa, Ozawa se tornou aluno de dois maestros lendários: Hebert von Karajan e Leonard Bernstein. Percebendo o talento de Ozawa, Bernstein o nomeou regente assistente da Filarmônica de Nova York.

Depois do reconhecimento, Ozawa trabalhou com algumas das mais prestigiadas orquestras do mundo: Filarmônica de Viena, Filarmônica de Berlim, Orquestra Sinfônica de São Francisco e Orquestra Sinfônica de Toronto (Canadá). 

Em 1970,  Ozawa tornou-se diretor artístico do Festival de Música Tanglewood, nos Estados Unidos. Depois disso, ele também acabaria se tornando diretor musical da Orquestra Sinfônica de Boston e da Ópera Estatal de Viena. Em 1987, Ozawa formou a Orquestra Saito Kinen, fazendo turnês pelos Estados Unidos e Europa.

No final de 2009, Ozawa descobriu um câncer no esôfago, obrigando-o a ficar entre idas e vindas no conselho de orquestras.

Sua última aparição pública foi em setembro de 2023. Ozawa apareceu no palco de cadeira de rodas, enquanto o maestro John Williams regia uma orquestra na cidade de Matsumoto, província de Nagano.

R.I.P. mestre Seiji Ozawa.


Fontes: NHK News / The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário