Fundador da famosa loja Daiso morre aos 80 anos.
Tóquio - Na segunda-feira da semana passada, 12 de fevereiro, o fundador e ex-presidente da maior rede de lojas de 100 ienes do Japão, a Daiso Industries Company, morreu na cidade de Higashi Hiroshima, província de Hiroshima, em decorrência de uma insuficiência cardíaca.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
No dia 12 de fevereiro, o fundador da rede Daiso, Hirotake Yano, faleceu de insuficiência cardíaca, aos 80 anos. Foto: NHK News. |
O empresário Hirotake Yano tinha 80 anos e só na última segunda-feira, 19 de fevereiro, que seu falecimento foi divulgado para a imprensa japonesa.
Yano começou a trabalhar com vendas em 1972, criando a empresa "Yano Shokuten". Ele vendia produtos baratos na carroceria de seu caminhão pela ruas do Japão. Seu negócio prosperou quando o empresário teve a ideia de vender todos os seus produtos por 100 ienes, sendo ele o primeiro varejista japonês a adotar um modelo de preço único no país.
Numa época em que o Japão registrou deflação, crise do petróleo, recessão na economia em 1970, Yano acabou conquistando rapidamente vários clientes pelo país com seu estilo de vendas. Seu modelo de negócio é parecido com o utilizado nas lojas de 1 dólar dos Estados Unidos.
A primeira loja com o nome "Daiso" (gestão direta em instalações permanentes) foi inaugurada em 1991 na cidade de Takamatsu, província de Kagawa. A marca Daiso já existia desde 1977, mas só no final da década de 80 que Yano desenvolveu a empresa "100 ienes Daiso". Atualmente, a rede Daiso possui 4.360 lojas espalhadas por todo Japão.
A primeira loja Daiso no exterior foi aberta em Taiwan, em 2001. Até o final de 2023, a empresa Daiso já tinha 990 lojas no exterior, com sua marca presente em países da Ásia e nos Estados Unidos.
Após sofrer um derrame, o fundador da Daiso deixou o cargo de presidente da empresa em 2018, sendo sucedido pelo seu filho Seiji Yano. Depois de se aposentar, Yano atuou como professor convidado na Universidade de Hiroshima e na Universidade Chuo de Tóquio. O ex-presidente da Daiso também ministrou seminários para empresários no Japão.
R.I.P. Hirotake Yano.
Fontes: NHK News / The Mainichi / Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário