Rara salamandra gigante é encontrada no Japão.
Tóquio - No domingo, 25 de fevereiro, foi noticiado uma descoberta importante para a preservação de um animal em extinção no Japão, e até mesmo na Ásia. A rara salamandra gigante da China foi descoberta no Japão, por um grupo de pesquisadores de uma universidade.
www.nikkeyon.blogspot.com
O professor Kanto Nishikawa, da Universidade de Kyoto, anunciou ter descoberto, junto com uma equipe de pesquisadores, alguns exemplares vivos da salamandra gigante do sul da China, também chamada de Andrias sligoi.
Os pesquisadores coletaram amostras de tecido de 73 salamandras como prováveis descendentes das salamandras chinesas. Eles obtiveram as amostras a partir de animais que vivem na natureza e em cativeiro no Japão.
Durante a pesquisa genética, os cientistas descobriram que quatro salamandras no Japão pertencem, na verdade, à espécie da rara salamandra gigante do sul da China. Duas salamandras vivem na natureza, uma vive no Aquário Sunshine de Tóquio e a outra vive no Parque Zoológico Asa, na cidade de Hiroshima.
Nishikawa acredita que a salamandra gigante já está extinta no seu país de origem, a China. A rara espécie foi registrada, no passado, como um animal que habitava áreas limitadas no sul da China. Com o passar do tempo, a salamandra gigante diminuiu muito em terras chinesas, devido à redução de alimentos em seu meio ambiente, a caça e outros fatores.
Há muitos anos atrás, as salamandras gigantes foram trazidas da China para o Japão, resultando em hibridização com espécies japonesas.
As salamandras gigantes do sul da China são consideradas animais criticamente ameaçadas de extinção, de acordo com a lista vermelha publicada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Os pesquisadores japoneses querem continuar com as pesquisas, pois eles acreditam que há outras salamandras gigantes do sul da China em lugares como aquários, zoológicos e no ecossistema do Japão.
A equipe da Universidade de Kyoto espera trabalhar na preservação da espécie. Futuramente, os estudiosos querem fazer a reprodução ou clonagem de salamandras, a partir de células armazenadas em laboratório.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário