Fabricantes de suco de laranja do Japão têm enfrentado a escassez e o encarecimento da fruta vinda do exterior.
Tóquio - As coisas não andam fácil para ninguém aqui no Japão. Ir ao mercado se tornou uma triste aventura para os japoneses: comidas e bebidas estão cada vez mais caras. Esta é uma situação rara de se ver, já que no passado a inflação no Japão era quase zero, havendo épocas que avia deflação na economia do país.
www.nikkeyon.blogspot.com
E quando as coisas não vão bem no exterior, o Japão acaba levando a pior. Um exemplo disso é a laranja. Quase certeza que o produto vai ficar mais caro de se ver nos supermercados japoneses, podendo se tornar até um artigo de luxo para a população.
Os fabricantes de suco de laranja no Japão estão levando a pior nos últimos tempos. Eles vêm enfrentando colheitas fracas no exterior e mais os efeitos da desvalorização da moeda japonesa.
A empresa japonesa Morinaga Milk Industry avisou esta semana que, provavelmente, irão interromper o envio de suco de laranja em embalagens de 200 mililitros para o próximo mês, em junho. Isso quando os estoques atuais acabarem.
Além disso, a Morinaga planeja aumentar o preço de varejo do suco de laranja em caixinha. O aumento sugerido é cerca de 8%.
Outra fabricante de suco de laranja em caixinha, a Yakult Honsha, parou de vender o produto em abril deste ano.
A maioria dos fabricantes de bebidas do Japão compra as laranjas do exterior. O maior produtor e vendedor de laranjas para o Japão, o Brasil, tem enfrentado uma colheita muito fraca este ano. Com a falta da laranja no mercado, somado com o iene muito desvalorizado, faz com que a fruta fique cada vez mais cara para os consumidores japoneses.
Autoridades da Associação Japonesa de Sucos de Frutas informaram que os preços do suco de laranja importado subiram mais de 50%, isso só no ano passado. Pelo jeito até a simples "mikan" vai se tornar "fruta premium" daqui algum tempo.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário