Sistema de irrigação, apoiado por um falecido japonês, é concluído no Afeganistão.
Kabul - No sábado, 4 de maio, uma cerimônia inaugural de um canal de irrigação foi realizada no interior do Afeganistão, iniciando um grande sonho para vários agricultores locais. Durante a construção do canal, os afegãos tiveram o apoio de uma organização não governamental composta por japoneses, onde vale destacar o grande responsável pela inicialização do projeto: o falecido médico japonês Tetsu Nakamura.
www.nikkeyon.blogspot.com
O doutor Nakamura foi um grande líder que representou a ONG japonesa Peshawar-kai no Afeganistão. Infelizmente, o médico japonês foi morto a tiros no país, em 2019, depois de fornecer apoio humanitário aos afegãos por muitos anos. Ainda não está claro os motivos que levaram o assassinato de Nakamura. Uma investigação do crime está paralisada até hoje, desde o tempo que o Talibã tomou o governo afegão em 2021. Mesmo com o Talibã no poder, a ONG japonesa ainda continua suas atividades no país.
Durante a cerimônia de inauguração, feita na província oriental de Nangarhar, autoridades talibãs e residentes locais estiveram presentes. Depois de vários problemas no país com a retomada do Talibã, os responsáveis pelo projeto precisaram de mais um ano e meio para concluir a construção do canal.
O Ministro Interino da Energia e Águas do Afeganistão, Abdul Latif Mansoor, afirmou que os membros da ONG japonesa realizaram um feito incrível, ao enviar a água do rio para longe e armazená-la. Abdul agradeceu ao apoio da organização por não esquecer do povo do Afeganistão.
Espera-se que agora a água do canal ajude, principalmente, os agricultores. A região é marcada por atrocidades, desde que um grupo militante do Estado Islâmico expandiu sua influência na região, matando moradores e transformando os campos agrícolas em terras estéreis. A população local tem sofrido com a escassez de alimentos, devido a uma longa seca no país.
O governo local acredita que o novo canal poderá melhorar a vida de aproximadamente 14.000 residentes.
A japonesa Chiyoko Fujita, da ONG Peshawar-kai, informou a reportagem que a seca está piorando as condições de vida no Afeganistão. Ela acrescentou que seu grupo continuará suas atividades no país. A organização japonesa espera ajudar muitas pessoas, adotando o método de irrigação do doutor Nakamura em outras áreas afegãs, duramente atingidas pela falta de água.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário