quarta-feira, 1 de maio de 2024

Luto no mundo da moda.

Morre a estilista japonesa Yumi Katsura.


Tóquio - Os canais de notícias do Japão informaram nesta terça-feira, 30 de abril, que a famosa estilista japonesa Yumi Katsura faleceu aos 94 anos de idade. De acordo com a imprensa, ela morreu no dia 26 de abril, mas as causas da morte não foram reveladas ainda.

www.nikkeyon.blogspot.com
Morre a estilista japonesa Yumi Katsura.
Nesta terça-feira, 30 de abril, a imprensa japonesa noticiou a morte da estilista Yumi Katsura, aos 94 anos. Ela faleceu no dia 26 de abril. Katsura é conhecida no Japão como a primeira estilista a trazer a moda nupcial ao país, na década de 60. Foto: NHK News.

A estilista é conhecida por ser a primeira designer a trazer a moda nupcial para o Japão. A sua história de persistência e dedicação, ao introduzir a moda dos vestidos de noivas na cultura japonesa, virou até um livro. 

Yumi Katsura nasceu em Tóquio, no dia 24 de abril de 1930. Quando criança, ela era fascinada por histórias de contos de fada e livros ilustrativos, onde sua mente era repleta de personagens como princesas e príncipes que viviam em belíssimos castelos. Já adulta, a aprendiz de estilista foi estudar moda na Universidade Feminina de Kyoritsu, em Tóquio. Depois de formada, ela lecionou moda na escola de costura de sua mãe. 

Em 1960, Katsura resolveu ir mais longe: ela viajou para Paris, na França, para estudar moda na École de la chambre syndicale de la couture parisienne.

De volta ao Japão, Katsura resolveu empreender, abrindo sua primeira loja exclusiva de vestidos de noiva no Japão em 1965, no bairro de Akasaka, Tóquio. A estilista foi a primeira profissional da moda a realizar um desfile de noivas no Japão, na década de 60.

Com designs elegantes, que realçava a beleza da mulher, Katsura influenciou muito a forma como os casamentos eram realizados pelas famílias japonesas. Nessa época, as noivas japonesas tinham preferência por quimonos de casamento. A estilista enfrentou um longo caminho para popularizar a cultura dos casamentos ocidentais no Japão.

A partir da década de 80, a estilista japonesa já realizou desfiles em mais de 30 centros de moda ao redor do mundo, incluindo Nova York e Paris. Atualmente, a marca Katsura é reconhecida mundialmente, sendo reconhecida como a principal designer de moda do Japão.

Em 1993, Katsura teve uma missão diferente a cumprir: criar a vestimenta formal do Papa João Paulo II. O sacerdote católico vestiu a criação da estilista na missa de Páscoa do mesmo ano.

Em março deste ano, Katsura realizou seu último desfile de moda em Tóquio. Ela exibiu cerca de 70 novos itens para noivas, perseguindo sua paixão pela moda nupcial até o fim de sua vida.

Descanse em paz Yumi Katsura.


Fontes: NHK News / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário