sexta-feira, 17 de maio de 2024

PIB do Japão encolhe.

Economia do Japão sofre contração pior que o esperado no primeiro trimestre de 2024.


Tóquio - O Produto Interno Bruto do Japão sofreu uma contração de 0,5% no primeiro trimestre de 2024, segundo informações que o governo divulgou nesta quinta-feira, 16 de maio. A contração, além do esperado, da economia japonesa deixou os economistas surpresos, que previam uma queda de 0,3%.

www.nikkeyon.blogspot.com
Economia do Japão sofre contração pior que o esperado no primeiro trimestre de 2024.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão sofreu uma queda pior que o esperado, tendo uma contração de 0,5% no primeiro trimestre de 2024. Foto: AFP.

Comparando o primeiro trimestre de 2024 com o mesmo trimestre de 2023, o PIB do Japão encolheu 2% em um ano. A previsão era que houvesse uma queda de 1,2% em um ano, informou a Bloomberg News.

O Japão tem estado a flertar com a recessão desde o ano passado, onde houve um pequeno crescimento da economia em 0,1%.

O principal motor econômico do Japão, as exportações, registrou queda de 5% no primeiro trimestre do ano. No trimestre anterior, as exportações registraram 2,8% de crescimento. No caso das importações, houve uma retração de 3,4% neste trimestre.

Além disso, a economia japonesa sofreu com alguns problemas nos primeiros meses deste ano, como o grande terremoto da Península de Noto (em 1 de janeiro) e a paralisação da produção de carros da montadora Daihatsu, subsidiária da Toyota, envolvida num escândalo industrial. Se não bastasse a tragédia e a fraude industrial, outros fatores como a inflação alta e a moeda japonesa desvalorizada frente ao dólar americano, tem levado a população a economizar mais e gastar menos nesses últimos tempos.

Os novos dados da economia irão aumentar a pressão sobre o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, e o seu governo. Nos últimos meses, o governo Kishida tem registrado baixo apoio popular da população.

"O Banco do Japão não pode ignorar esses números do PIB. Este não é o tipo de situação em que, aumentando novamente a taxa de juros do país, resultará em alguma mudança imediata", disse Nobuyasu Atago, economista-chefe do Rakuten Securities Economic Research Institute.

"Não creio que o Banco do Japão venha tomar algum tipo de ação na economia, durante o mês de julho. É preciso esperar que os dados do PIB do segundo trimestre sejam divulgados em agosto de 2024", informou Atago.


Fonte: AFP.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário