sexta-feira, 10 de maio de 2024

Golpistas atacam nas redes sociais.

Empresário perde mais de 1 milhão de dólares num golpe na mídia social.


Osaka - A polícia de Osaka informou, esta semana, que um senhor de 70 anos foi enganado em um esquema de investimentos nas redes sociais.  Ele teve mais de 220 milhões de ienes, equivalente a US$ 1,4 milhão, roubados por um golpista que se passou por uma celebridade famosa do Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Empresário perde mais de 1 milhão de dólares num golpe na mídia social.
Um empresário de Osaka perdeu o equivalente a 1,4 milhão de dólares, caindo num golpe de investimentos nas redes sociais. Nos últimos tempos, o número de vítimas prejudicadas por anúncios falsos de investimentos on-line tem se tornado comum no Japão. Foto: The Mainichi.

De acordo com a denúncia, o empresário, dono de uma empresa na província de Osaka, estava visualizando sites de finanças em seu smartphone (em fevereiro deste ano), procurando novas formas de investir seu dinheiro. De repente, ele acabou acessando um anúncio falso de investimentos, onde o garoto-propaganda era o famoso empresário Takafumi Horie.

Quando o empresário de Osaka clicou no falso anúncio, ele foi levado para uma sala de bate-papo do aplicativo LINE. A conta na rede social era administrado por alguém que fingia ser o famoso Horie.

O falso Horie enviou uma mensagem para o homem de Osaka, incentivando-o a investir o seu dinheiro em prata. Segundo a mensagem, o investimento tinha um retorno esperado de mais de 640 mil dólares.

O homem de Osaka foi instruído a fazer ordens de compra em prata quando os preços caíssem, por meio de um site de negociação de mercado futuro. Ele acabou transferindo, para contas designadas, mais de 1,4 milhão de dólares em quase dois meses.

Depois de algum tempo, o empresário de Osaka teria percebido que tinha caído num golpe, após perder o contato com o conselheiro de seu investimento. A vítima afirmou que as mensagens recebidas incluíam algumas com a voz parecida de Takafumi Horie.

Os investigadores do caso suspeitam que a mensagem pode ter sido criada usando inteligência artificial.

Anúncios falsos de investimentos on-line, veiculados por golpistas que se fazem passar por celebridades, têm feito várias vítimas no Japão. A polícia acrescentou que, este ano, os danos causados por esse tipo de golpe já totalizam cerca de 10,9 milhões de dólares, em prejuízos para as vítimas.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário