Kishida e Lula concordam em focar juntos nos esforços para o combate das mudanças climáticas.
Brasília - Na sexta-feira, 3 de maio, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontraram em Brasília para uma reunião de cúpula, focando as conversas no combate das mudanças climáticas entre os dois países.
www.nikkeyon.blogspot.com
Durante o encontro, Kishida ressaltou a importância dos laços de amizade com o Brasil. O primeiro-ministro se referiu a fato do Japão estar próximo do Brasil, por causa do país ter a maior comunidade de descendentes de japoneses no mundo.
"Usarei as conversações de cúpula com o presidente Lula como uma oportunidade de fortalecer ainda mais nossas relações bilaterais. Estou atualizando o meu compromisso com o Brasil", disse Kishida.
No próximo ano, em 2025, o Brasil sediará a conferência climática da ONU COP30, a ser realizada na cidade de Belém, no estado do Pará.
Lula e Kishida concordaram em um plano para ajudar a salvar a Amazônia, incluindo medidas para prevenir o desmatamento e restaurar terras degradadas.
Além disso, eles também concordaram num novo quadro bilateral, destinado a ajudar o mundo a se descarbonizar. O Japão aproveitará a tecnologia do biocombustível e os amplos recursos naturais do Brasil. Em contrapartida, o Brasil aproveitará as tecnologias avançadas do Japão, como os motores híbridos (movidos a combustível e a eletricidade).
Para finalizar a reunião, o presidente brasileiro e o primeiro-ministro japonês comprometeram-se a manter uma ordem internacional livre e aberta, baseada no Estado de Direito.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário