Coréia do Norte envia balões, carregados com lixo, para o território da Coréia do Sul.
Seul - Autoridades sul-coreanas informaram nesta quarta-feira, 29 de maio, que a Coréia do Norte tem enviado um grande número de balões transportando lixo, em direção à Coréia do Sul. A medida norte-coreana parece ser uma retaliação contra o envio de balões sul-coreanos para a Coréia do Norte, que transportava panfletos contra o regime político de Pyongyang.
www.nikkeyon.blogspot.com
O Estado-Maior da Coréia do Sul disse que a Coréia do Norte tem soltado balões em direção ao sul, desde a noite de terça-feira, 28 de maio. Alguns dos balões foram encontrados na cidade de Seul, em áreas próximas à fronteira com a Coréia do Norte.
De acordo com os militares sul-coreanos, os balões carregavam sacos plásticos contendo lixo. Alguns desses sacos se arrebentaram com a queda de alguns balões, espalhando lixo pelo chão. A mídia local da Coréia do Sul afirmou que alguns sacos de lixo continham fezes de animais.
Cerca de 200 balões já foram encontrados, até agora, pelas autoridades sul-coreanas. A equipe militar de guerra anti-química e biológica foi mobilizada para inspecionar e recolher os materiais trazidos pelos balões. Uma unidade de artilharia explosiva também foi mobilizada para analisar o conteúdo dos sacos plásticos.
Expressando preocupações sobre possíveis danos a aeroportos e autoestradas, os militares sul-coreanos alertaram a Coréia do Norte, dizendo para parar imediatamente a provocação, chamando o ato do norte como vulgar.
No dia 10 de maio deste ano, os desertores norte-coreanos, que vivem na Coréia do Sul, lançaram balões carregados de panfletos em direção ao norte, criticando o líder norte-coreano Kim Jong Un.
Em resposta aos desertores, o Vice-Ministro da Defesa da Coréia do Norte disse em um comunicado que um monte de papel usado e sujeira seriam lançados em direção às áreas fronteiriças entre a Coréia do Sul e a do Norte. Ele também acrescentou que o governo de Seul aprenderá o quão é trabalhoso limpar a sujeira que os outros mandam de outro país.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário