Governo do Japão aprova medidas que ampliam benefícios para famílias com filhos.
Tóquio - Na última sexta-feira, 22 de dezembro, o governo japonês aprovou um conjunto de medidas para combater o declínio da taxa de natalidade do país.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Famílias com 3 filhos ou mais: governo japonês aprovou, na sexta-feira, medidas que ampliam benefícios para casais com filhos. Foto: NHK News. |
As medidas aprovadas começarão a ser implementadas nos próximos três anos. O governo informou que a questão deverá ser abordada até 2030, quando o grupo demográfico mais jovens começará a diminuir.
A principal medida é expandir apoio financeiro às pessoas que criam filhos. O limite de rendimento familiar, para o recebimento do subsídio de educação, será eliminado a partir de dezembro de 2024 e a cobertura do benefício será ampliada para adolescentes de até 18 anos.
Para famílias que têm 3 filhos ou mais, o subsídios mensais serão aumentados para 30.000 ienes (US$ 205). Além disso, as famílias terão o direito à isenção de mensalidades universitárias.
O limite de rendimento anual, para famílias monoparentais receberem o valor total do subsídio, será aumentado para 13.000 ienes aproximadamente.
As mudanças também incluem abertura de creches que aceitem crianças, independentemente, se os pais trabalham ou não.
Os benefícios para as pessoas, que tiram licença parental, serão aumentados. Nesse caso, ambos os pais poderão tirar a licença, sendo que rendimento disponível não se altere durante um período máximo de quatro semanas.
O governo japonês afirma que aumentará o orçamento, para financiar as medidas, em cerca de 25 bilhões de dólares por ano, durante os próximos 3 anos.
O plano do governo é garantir um financiamento estável até o ano fiscal de 2028, através da emissão de obrigações governamentais e redução de despesas com a segurança social. Também será criada uma estrutura para arrecadar fundos de indivíduos e empresas, através de programas públicos de seguro médico.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário