sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Ensino médio gratuito.

Província de Tóquio torna o segundo grau gratuito para todas as famílias, mesmo as ricas.


Tóquio - Apesar de ser caracterizada como uma sociedade estudiosa e que valoriza a educação formal, o ensino médio não faz parte da escolaridade obrigatória no Japão. Dito isto, as probabilidades de encontrar um emprego que pague o suficiente, para se tornar financeiramente independente, com apenas o ensino fundamental são extremamente baixas entre os japoneses.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ensino médio gratuito.
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, anunciou que o ensino médio será gratuito na província da metrópole. Isso serve para todas as famílias que vivem na região metropolitana, sendo pobre ou rica. Foto: Pakutaso.

Legalmente, os jovens japoneses não precisam frequentar o ensino médio, mas na prática eles simplesmente o fazem. Como o segundo grau não é tecnicamente obrigatório, os pais desses estudantes precisam pagar precisam pagar mensalidades escolares, mesmos que seus filhos frequentem o ensino médio público.

No entanto, essa situação mudará em breve em Tóquio. A governadora Yuriko Koike anunciou que o governo metropolitano de Tóquio irá abolir o atual limite de renda para isenção de mensalidades do segundo grau, para o ano acadêmico de 2024. O próximo ano letivo japonês começará em abril de 2024.

No sistema atual, as famílias de Tóquio, com renda anual de até 9,1 milhões de ienes, estão isentas de pagar mensalidades. Já as famílias ricas com filhos no ensino médio, que têm renda superior a 9,1 milhões de ienes, devem pagar as mensalidades escolares.

Em 2024, a condição de renda será eliminada, tornando o ensino médio gratuito para todas as famílias de Tóquio. Além disso, a governadora Koike promete que Tóquio fornecerá suplementos aos subsídios do governo nacional, para estudantes que frequentam escolas privadas. O objetivo do governo é eliminar os encargos financeiros completamente, beneficiando as famílias de baixa renda.

"Faremos, urgentemente, o máximo esforço para dar apoio às famílias com filhos pequenos", disse Koike, ao anunciar as mudanças no ensino na capital.

No entanto, não está claro ainda se os cofres do governo metropolitano de Tóquio têm verba suficiente para bancar o ensino médio gratuito. Aumento de impostos? Quem será que irá pagar o ensino médio gratuito do Japão?


Fonte: SoraNews24.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário