Mulher da província de Hyogo se torna a pessoa mais velha do Japão.
Kobe - O Ministério da Saúde do Japão informou nesta quarta-feira, 13 de dezembro, que Tomiko Itooka tornou-se a pessoa mais velha do Japão, após a antiga detentora do título falecer na terça-feira. A nova e ilustre anciã está com 115 anos.
www.nikkeyon.blogspot.com
Nascida em Osaka, no dia 23 de maio de 1908, Tomiko Itooka é a mais velha de uma família de três irmãos. Na época que era estudante, ela fazia parte de um clube de voleibol da escola. Atualmente, ela reside em uma casa de repouso na cidade de Ashiya, província de Hyogo.
Quando Itooka se mudou para a casa de repouso em 2019, ela conseguia andar normalmente pelas dependências do local. No entanto, ela foi perdendo a firmeza das pernas com o passar dos anos e, agora, precisa ser acompanhada para a sala de refeições com a ajuda de uma cadeira de rodas. Falando em comida, a idosa adora comer doces e beber "Calpis" (uma bebida probiótica, semelhante ao Yakult).
Todos os anos, o prefeito de Ashiya, Ryosuke Takashima, vem até a casa de repouso para cumprimentar Itooka no dia de seu aniversário. Curiosidade: Takashima foi eleito prefeito de Ashiya com apenas 26 anos, tornando-se a pessoa mais jovem a tomar posse de uma prefeitura no Japão.
Até agora, Itooka não sabe que é a nova pessoa mais velha do Japão. Ela anda gripada e está descansando. Depois que ela se recuperar da gripe, a casa de repouso irá avisá-la sobre o título.
Anteriormente, a anciã Fusa Tatsumi, da província de Osaka, detinha o título de pessoa mais velha do Japão, com 116 anos de idade. Ela faleceu na manhã do dia 12 de dezembro, numa casa de repouso na cidade de Kashiwara.
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário