Propagação de 2 subtipos de influenza A desperta atenção no Japão.
Tóquio - Nesta quinta-feira, 21 de dezembro, autoridades de saúde informaram que dois subtipos do vírus influenza A estão se espalhando pelo Japão. Eles pedem cautela à população, durante a temporada de férias de inverno no país.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Pessoas caminhando nas ruas de Tóquio. As autoridades de saúde estão preocupadas com a disseminação de dois subtipos de influenza A no Japão. Foto: The Mainichi. |
A gripe está se espalhando pelo Japão nas últimas semanas. Devido à propagação de diferentes cepas, uma infecção anterior não garante necessariamente imunidade para outra. Com os feriados de fim de ano, há muitas oportunidades para as pessoas se reunirem, aumentando a probabilidade de contágio.
De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), o número médio de casos de gripe notificados ultrapassou o limite de 30 casos por instituição médica, entre 4 e 10 de dezembro. Esse foi o primeiro período, nos últimos 10 anos, que os casos de gripe atingiram o nível de alerta. Estima-se que 1,12 milhão de pessoas consultaram algum médico durante a primeira semana de dezembro.
A atual epidemia é caracterizada pela propagação de dois subtipos do vírus influenza A ao mesmo tempo. Nas últimas cinco semanas, 60% dos casos foram do vírus "subtipo AH3", também conhecido como tipo A de Hong Kong. Os outros 37% foram do tipo "AH1pdm09", responsável pela epidemia de um novo tipo de gripe em 2009.
Em 2018-2019, o Japão enfrentou igualmente surtos simultâneos de dois subtipos de influenza. Esse surto foi o maior pico epidêmico daquela época.
Para se proteger contra as infecções, o Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência orienta em seu site que as pessoas evitem locais lotados, lavem as mãos antes de comer ou beber e mantenham a umidade do ar e a ventilação dos ambientes com frequência.
Fonte: The Mainichi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário