Contra a vontade do governo de Okinawa, governo do Japão aprova nova base americana em Nago.
Naha - Nesta quinta-feira, 29 de dezembro, o governo japonês aprovou, em lugar do governo da província, os trabalhos de melhoria do lugar onde será a nova base da marinha dos EUA em Okinawa.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
O governador de Okinawa, Denny Tamaki, se opõe à decisão do governo central do Japão, que permitiu a mudança de local da Base Aérea dos EUA da cidade de Ginowan, para Nago. Foto: NHK News. |
Autoridades do governo central pretendem transferir a Base Aérea Americana do Corpo de Fuzileiros Navais da cidade okinawana de Ginowan, para um novo local em Henoko, na cidade okinawana de Nago. O governo de Okinawa é contra a decisão.
Nos últimos tempos, as autoridades de Okinawa vinham desafiando uma decisão do tribunal superior do Japão. O governo provincial tinha a obrigação de aprovar os trabalhos de melhoria do solo em Henoko, no local onde será a futura base americana.
Na manhã desta quinta-feira, o Ministério da Terra deu sinal verde para o início dos trabalhos na região, que começará em meados de janeiro. Esta foi a primeira vez que o governo central derrubou uma decisão do governo provincial.
O governador de Okinawa, Denny Tamaki, disse aos repórteres que a decisão do governo central viola a autonomia e a autossuficiência dos governos regionais.
"Okinawa deve mais uma vez deixar claro que este não é problema apenas da província", disse Tamaki, referindo-se à forte reação negativa do povo okinawano sobre as bases americanas na ilha.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário